Região de MG pode ter chuva com volume acima de 100 mm no fim de semana
Zona da Mata pode ter frente fria com tempestade nos próximos dias; Grande BH deve ter tempo fechado, mas sem chuvas tão intensas

Uma massa de ar frio que avança pelo continente e que deve provocar a queda de temperaturas no Sul também deve se refletir em Minas. Por aqui, a previsão é que a Zona da Mata mineira tenha um aumento no volume de chuva.
De acordo com a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Anete Fernandes, a região pode apresentar volume de chuvas superiores a 100 mm entre sexta-feira (4) e domingo (6).
Frente fria
Além da Frente Fria prevista para o fim de semana e que deve avançar pelo continente e trazer chuva para região Sul, região Centro-Oeste e Sudeste, Anete Fernandes também prevê que uma massa de ar frio que vem na retaguarda do sistema deve diminuir as temperaturas, principalmente, no Rio Grande do Sul.
De acordo com a meteorologista, essa é a primeira massa de ar frio do ano. "Ela tende a provocar um declínio acentuado de temperatura no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, no Oeste do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e podendo chegar até Rondônia, entretanto, esse sistema não consegue avançar continentalmente para o restante do país", detalha Anete Fernandes.
A meteorologista explica ainda que essa frente fria vem com baixa intensidade e não deve provocar uma queda intensa na temperatura em Minas Gerais. Anete Fernandes ressalta que o primeiro episódio de frio acontece no início de maio.
"Em relação à temperatura, neste primeiro momento, a gente vai sentir um frescor associado ao aumento de nebulosidade e ocorrência de chuva. A massa de ar frio vai chegar aqui mas vai chegar com fraca intensidade", prevê a mateorologista.
Jornalista formado pela UFMG, com passagens pela Rádio UFMG Educativa, R7/Record e Portal Inset/Banco Inter. Colecionador de discos de vinil, apaixonado por livros e muito curioso.
Jornalista formada pelo UniBH, é apaixonada pelo dinamismo do factual e pelo poder das histórias bem narradas. Com trajetória que inclui passagens pelo Sistema Faemg Senar, jornal Estado de Minas e g1 Minas, possui experiência em múltiplas plataformas e linguagens. Atualmente, integra a redação da Rádio Itatiaia, onde acompanha os principais acontecimentos de Minas Gerais, do Brasil e do mundo




