PF, Receita e PM fazem operação que apura fraudes que chegam a R$ 50 milhões em BH

De acordo com as investigações, o grupo é suspeito de integrar organização criminosa que importava e vendia produtos proibidos ou sem comprovação de origem regular

Ação conjunta mira organização criminosa suspeita de contrabando e descaminho na região central da capital mineira

A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (30), a “Operação Desbordo” em conjunto com as receitas Federal e Estadual de Minas Gerais e a Polícia Militar para combater esquema de contrabando e descaminho que movimentou cerca de R$ 50 milhões em fraudes.

O grupo é suspeito de integrar uma organização criminosa que importava e vendia produtos proibidos ou sem comprovação de origem regular.

De acordo com as investigações, a quadrilha abastecia o comércio popular na região central de Belo Horizonte por meio de uma rede de distribuição bem estruturada.

Durante a manhã, os agentes cumpriram mandado de busca e apreensão em um prédio localizado no Centro da capital mineira. Também foram realizados o sequestro e o bloqueio de bens e valores pertencentes aos investigados.

Participaram da operação 21 auditores fiscais e analistas tributários da Receita Federal, 22 auditores fiscais da Receita Estadual, 28 policiais militares e 18 policiais federais.

Delegado detalha operação contra tráfico de drogas ‘gourmet’ na Região Centro-Sul de BH

Os suspeitos poderão responder por sonegação fiscal, organização criminosa e lavagem de dinheiro. Entre as condutas apuradas estão a sonegação de tributos, a concorrência desleal, o prejuízo ao consumidor pela venda de produtos de baixa qualidade e o uso de recursos ilícitos para ocultar valores.

(Sob supervisão de Alex Araújo)

Leia também

Izabella Gomes é estudante de Jornalismo na PUC Minas e estagiária na Itatiaia. Atua como repórter no jornalismo digital, com foco nas editorias de Cidades, Brasil e Mundo.

Ouvindo...