Operação do MPMG visa desarticular quadrilha ligada ao Comando Vermelho em MG
Foram cumpridos 14 mandados de prisão e 22 mandados de busca e apreensão domiciliar nas cidades de Bicas e Juiz de Fora

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e forças de segurança do estado de Minas Gerais deflagraram, nesta terça-feira (28), a segunda fase da operação Saracura, que visa desarticular uma associação criminosa ligada à facção Comando Vermelho (CV), que atua traficando drogas em cidades da Zona da Mata mineira.
Segundo o MPMG, foram cumpridos 14 mandados de prisão e 22 mandados de busca e apreensão domiciliar nas cidades de Bicas e Juiz de Fora.
As investigações tiveram início há cerca de um ano, na comarca de Bicas, e vêm sendo conduzidas pelo MPMG juntamente com as polícias Civil e Militar do estado.
Facções rivais do CV anunciaram união em Minas Gerais
Um documento que circula na internet, datado do último dia 22, anuncia a união das facções Primeiro Comando da Capital (PCC), Terceiro Comando Puro (TCP), Família Anjo Rebelde (Família A-R) e Tropa do Douglas ou Tropa da Doideira (TDD), em Minas Gerais.
Segundo o comunicado, ao qual a Itatiaia teve acesso com exclusividade, o objetivo da união é “fortalecer ações conjuntas em prol do avanço e melhoria contínua de ambas”.
Fontes ouvidas pela reportagem temem que a coligação dos grupos criminosos inicie uma guerra em Minas Gerais, já que o Comando Vermelho (CV), facção rival, que se faz presente em terras mineiras, não foi incluída na união. Por isso, a tendência é que confrontos territoriais se intensifiquem no estado.
“Agora falamos com uma só voz, agimos com um só propósito e defendemos um só ideal: a força da união é de benefício a todos”, escreveram as facções.
Há o temor que o anúncio seja, também, uma declaração de guerra ao CV.
Massacre no Rio: quase 100 fuzis são apreendidos em megaoperação; 64 pessoas morreram
Durante a megaoperação contra o Comando Vermelho, realizada nesta terça-feira (28), foram apreendidos, ao todo, 93 fuzis. Após o massacre que matou 64 pessoas, o Governo do Estado publicou nas redes sociais, por volta das 18h, uma imagem mostrando algumas das armas apreendidas no Complexo de favelas da Penha.
Na legenda da publicação, o Governo declara que a ocorrência ainda está em andamento. A megaoperação, até o momento, resultou na morte de 64 pessoas e pelo menos 81 suspeitos foram presos.
O Centro de Operações e Resiliência da Prefeitura do Rio informou que o município entrou no Estágio 2 de atenção, declarado quando há risco de ocorrências de alto impacto. A megaoperação já é considerada a mais letal da história do Rio de Janeiro.
Maic Costa é jornalista, formado pela UFOP em 2019 e um filho do interior de Minas Gerais. Atuou em diversos veículos, especialmente nas editorias de cidades e esportes, mas com trabalhos também em política, alimentação, cultura e entretenimento. Agraciado com o Prêmio Amagis de Jornalismo, em 2022. Atualmente é repórter de cidades na Itatiaia.
Repórter policial e investigativo, apresentador do Itatiaia Patrulha.
Jornalista graduada na PUC Minas. Trabalhou como repórter do caderno Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, produziu conteúdos para as editorias Turismo, Gastronomia e Emprego/ Concursos. Atualmente, colabora com as editorias Minas Gerais, Brasil e Mundo.





