Natal será de calor intenso em BH e região, com máxima acima de 32 °C

Bloqueio atmosférico impede chuva e mantém tempo seco em quase todo o estado; onda de calor atinge Minas

Na foto, céu azul em Belo Horizonte

Belo Horizonte e cidades da Região Metropolitana devem enfrentar um Natal de muito calor e predomínio de sol. As temperaturas podem ultrapassar os 32 °C nesta quarta-feira (25) e subir ainda mais ao longo do fim de semana, quando os termômetros podem chegar a 34 °C.

Segundo a meteorologista Anete Fernandes, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a onda de calor é provocada por um bloqueio atmosférico que atua sobre o Sudeste do país.

“Essa configuração dos ventos em médios e altos níveis da atmosfera impede a formação de nuvens de chuva na região. A expectativa é de temperaturas em torno de 32 °C, com um Natal praticamente sem chuva em quase todo o estado”, explicou.

Leia também:

Chuva isolada

De acordo com a especialista, há apenas pequena possibilidade de chuva isolada no Sul de Minas e na Zona da Mata, mas a chance é considerada mínima. No Triângulo Mineiro e no Noroeste do estado, a instabilidade vinda do Centro-Oeste pode provocar pancadas pontuais, sem previsão de volumes significativos.

O calor será ainda mais intenso em outras regiões de Minas Gerais. No Triângulo Mineiro, a máxima pode chegar a 36 °C. No Norte do estado, os termômetros devem marcar até 34 °C, enquanto no Oeste de Minas, a previsão é de 33 °C. Já na Zona da Mata, as temperaturas podem atingir 34 °C, como na região de Coronel Pacheco.

No Vale do Jequitinhonha, as máximas ficam em torno de 30 °C.

Quem pretende viajar para o litoral do Sudeste também deve encontrar tempo firme e calorão. Segundo a meteorologista, as praias de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo terão sol predominante, temperaturas elevadas e sem perspectiva de chuva.

Leia também

Formada, há 13 anos, em jornalismo, pela Faculdade Pitágoras BH. Pós-graduada em jornalismo digital e produção multimídia.

Ouvindo...