Itatiaia

Mulher acusada de matar a própria mãe e a filha em BH é condenada a 56 anos de prisão

Crime ocorreu em 2023 no bairro Piratininga, na Região de Venda Nova, em Belo Horizonte

Por
Amanda Christina Souza Pinto foi julgada pelo tribunal do júri nesta quarta-feira (30) • Divulgação / TJMG

Amanda Christina Souza Pinto foi condenada a 56 anos e oito meses de prisão por ter matado a mãe, de 67 anos, e a filha, de 10. O crime ocorreu em março de 2023 no bairro Piratininga, em Venda Nova, em Belo Horizonte. O caso foi julgado nesta quarta-feira (30) no 1° Tribunal do Júri da capital mineira.

De acordo com a denúncia do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Amanda matou a mãe, Maria do Rosário de Fátima Pinto, asfixiada e a filha, Agatha Alves Pinto, com cortes nos pulsos e por asfixia.

Segundo o órgão, Amanda morava com a mãe e a filha e mantinha “uma relação doméstica e familiar permeada por constantes agressões psicológicas”, além de cometer violência patrimonial contra a mãe. De acordo com a denúncia, a condenada não trabalhava e era sustentada por Maria do Rosário.

O MPMG afirma que Amanda matou a mãe porque os recursos financeiros de Maria do Rosário teriam acabado, o que impossibilitava ela de extorqui-la. Entre os dias 13 e 14 de março de 2023, no apartamento onde as três moravam, a condenada asfixiou a própria mãe, que tentou suplicar para que a filha parasse. O MPMG também afirma que o delito foi praticado mediante recurso que dificultou a defesa da vítima, porque Amanda fingiu que estava demonstrando carinho para comprimir o pescoço da mãe.

De acordo com a denúncia, a ré matou a filha, de apenas 10 anos, para assegurar a ocultação do homicídio de Maria do Rosário. Inicialmente, ela convenceu a criança a não acionar a polícia, SAMU ou terceiros para socorrer a avó. Em seguida, deu para a filha fluoxetina e álcool.

Depois, ainda conforme a denúncia, a ré cortou os pulsos de Agatha com uma faca. A menina não morreu, por isso, Amanda começou a asfixiar a criança, que tentou resistir. Diante da resistência, a ré amarrou os braços da filha para trás. “A denunciada, mais uma vez, voltou a comprimir o pescoço da filha, enquanto a menor, em martírio, se debatia, inclusive chegando a urinar nas roupas”, consta na denúncia. Agatha foi morta por asfixia mecânica.

Antes de assassinar a criança, Amanda afirmou para a filha que ela só teria duas opções: ir para um abrigo ou ser morta também. “A denunciada, após matar sua genitora Maria do Rosário, usando de temor psicológico, convenceu sua filha Agatha que a melhor opção era permitir que ela, inculpada, a matasse, porquanto Agatha, acreditando que as únicas pessoas adultas que ela podia confiar não mais existiriam, visto que sua mãe Amanda Christina lhe afirmou que cometeria autoextermínio, sujeitou-se, então, aos atos impiedosos perpetrados pela denunciada, causadores de morte”, consta na denúncia.

Depois de matar a mãe e a filha, Amanda pegou o telefone de Maria do Rosário e, se passeando por ela, mandou mensagem para o patrão dizendo que não iria para o trabalho por questões de saúde.

Denunciada presa

Amanda foi presa em 16 de março. O Corpo de Bombeiros foi acionado pelos vizinhos da família, que sentiram o cheiro de gás vindo do apartamento onde Amanda, Maria do Rosário e Agatha moravam. Ao chegar no local, os bombeiros notaram que a porta estava bloqueada com argamassa e um sofá impedia a passagem. A suspeita é de que Amanda teria deixado o botijão aberto de propósito.

O que disse a ré

Em julgamento realizado nesta quarta-feira (30), a ré Amanda Christina Souza Pinto confessou ter matado a mãe idosa e a filha criança. No entanto, ela negou ter cometido o crime por causa de dinheiro, motivação apontada na denúncia do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).

Em sessão do tribunal do júri realizada nesta quarta-feira, Amanda alegou que não matou as duas por dinheiro ou por ter tido empréstimos negados pela mãe. A ré afirmou que, a princípio, o intuito seria tirar apenas a própria vida, mas que não queria deixar Maria do Rosário e Agatha sozinhas e teve a “péssima ideia de levá-las junto”.

Por

Jornalista pela PUC Minas. Na Itatiaia, escreve para Minas Gerais e Brasil. Anteriormente, trabalhou no jornal Estado de Minas como repórter de Gerais, com contribuições para os cadernos de Política, Economia e Diversidade.

 

 

Belo Horizonte