Itatiaia

Motoristas denunciam buracos e pneus cortados na BR-381 entre Caeté e BH

Chuvas recentes agravaram o estado do asfalto e provocaram danos a veículos no trecho entre Caeté e BH

Por
Ocorrência foi registrada na rua Caetés, no Centro de BH
Condutores reclamam de falta de sinalização, buracos profundos e prejuízos materiais • Google Street View/ reprodução

Motoristas que trafegam diariamente pela BR-381, entre o trevo de Caeté e Belo Horizonte, reclamam do surgimento de buracos após as últimas chuvas. Há relatos de pneus cortados, danos à suspensão e aumento do risco de acidentes. Diante da situação, o Sindicato Interestadual dos Caminhoneiros enviou um ofício ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) cobrando providências urgentes para o trecho.

A reportagem da Itatiaia ouviu condutores que passam com frequência pela rodovia.

Pierre Pires relata que os problemas surgiram mesmo em pontos onde houve recapeamento recente.

“Um breve período de chuva foi o suficiente para causar vários danos ao asfalto administrado pelo Denit, infelizmente causando vários acidentes e danos materiais. Não adianta tapar buraco, porque as próximas chuvas vão abrir as mesmas crateras. Tem que fazer um asfaltamento de qualidade”, afirma.

Leia também:

Hugo de Santos Souza, que passa pelo local com frequência, descreve a gravidade em alguns pontos.

“Na subida do Bandeirantes, a faixa da direita praticamente não existe mais, tomada por buracos. Na esquerda, motoristas precisam desviar para a contramão para conseguir subir”, contou.

Mal sinalizado

O presidente do Sindicato Interestadual dos Caminhoneiros, José Natan, afirma que o trecho é perigoso tanto de dia quanto à noite.

“É um trecho cheio de remendos, mal sinalizado e com muitos buracos. Virou um perigo, principalmente à noite”, disse.

Segundo ele, após a concessão da BR-381 entre Caeté e Governador Valadares, ficou sob responsabilidade do DNIT e do governo federal a melhoria do segmento entre Caeté e Belo Horizonte antes da entrega à iniciativa privada.

“O que a gente vê hoje é uma calamidade pública, com centenas de carros furando pneu. À noite, com pouca iluminação, o risco é ainda maior”, completou.

Em nota, o DNIT informou que a recuperação estrutural do pavimento entre o trevo de Caeté e a Avenida Cristiano Machado é necessária e está prevista com o início das obras dos lotes 8A e 8B. Enquanto isso, o órgão afirma que mobilizou a empresa responsável para realizar serviços de tapa-buracos e correção de defeitos na pista.

Por

Graduado em Comunicação Social/Jornalismo pela Faculdade Pitágoras, em Belo Horizonte. Na Itatiaia, atua na cobertura de diferentes assuntos, como trânsito e cotidiano, além de apresentar programas, o noticiário das 22h e jornais da emissora. Ao longo da carreira, acumula passagens pela TV Alterosa e pela Record News.

 

 

Belo Horizonte