Jornalistas percorrem 6 mil quilômetros para produzir série sobre belezas de MG
Juliana Perdigão e Odilon Amaral dirigem a série 'Saberes Ancestrais', que aborda os desafios de se preservar a cultura e as paisagens de Minas Gerais

Estado com maior número de municípios no Brasil, Minas Gerais tem culturas, paisagens e histórias muito diferentes, mas, mesmo assim, reunidas no termo ‘mineiro’. O desafio de se preservar tanto as paisagens quanto a cultura popular de Minas norteiam a série ‘Saberes Ancestrais’, primeira produção audiovisual do Projeto Preserva, dirigido pelos jornalistas Juliana Perdigão e Odilon Amaral (ex-Globo).
Em entrevista à Itatiaia, Odilon Amaral conta que, neste novo esquema de trabalho, a ‘correria’ para fechar uma pauta antes do horário do jornal dá lugar para as preocupações com a parte administrativa. Mas uma questão antiga continua presente na nova realidade profissional: a preocupação com a qualidade do conteúdo.
As muitas Minas Gerais
A equipe do Projeto Preserva percorreu quase 6 mil quilômetros para mostrar as diferentes ‘Minas Gerais’ dentro de MG. À Itatiaia, Juliana Perdigão revela que, mesmo com sua longa experiência na cobertura jornalística no estado, esse novo desafio ajudou ela a descobrir muitas facetas novas de Minas.
Muita gente pergunta por que saímos da TV, mas continuamos fazendo TV agora. Na verdade, a gente aproveitava os nossos períodos de férias para fazer aquilo que gostamos. Agora estamos de fato empreendendo, escolhendo os projetos. A gente está muito feliz por ver um sentido, um propósito, em tudo o que a gente faz. Mas não está mais tranquilo, pois temos patrões muito exigentes. No caso, nós mesmos.
‘Belo Horizonte é diferente das outras capitais, já que você encontra uma realidade diferente do núcleo urbano a poucos quilômetros da capital. É possível encontrar culturas de interior dentro da região metropolitana’.
Participe dos canais da Itatiaia:
Jornalista formado pela UFMG, com passagens pela Rádio UFMG Educativa, R7/Record e Portal Inset/Banco Inter. Colecionador de discos de vinil, apaixonado por livros e muito curioso.



