Belo Horizonte
Itatiaia

Funcionário obrigado a comprar livros para bater meta de vendas será indenizado

Testemunhas confirmaram que o empregador obrigada os funcionários a comprar livros caso não batessem as metas de vendas aos sábados e domingos

Por
A decisão foi divulgada nesta quinta (20)
A decisão foi divulgada nesta quinta  • Banco de imagens | Pixabay

A Justiça de São Paulo condenou uma loja de produtos para animais de estimação a indenizar um operador de caixa do estabelecimento que foi obrigado a comprar livros para atingir a meta de vendas da empresa. A multa por danos morais foi estabelecida em R$ 10 mil.

O relator do caso, Nelson Bueno do Prado, considerou as metas estabelecidas absurdas, ao ponto que o funcionário seja obrigado a comprar produtos destinados aos clientes para alcançar os objetivos, atendendo a ordem do empregador.

O relator completa afirmando que as metas são ótimas opções para auxiliar no desenvolvimento do profissional e podem ser vetores de motivação em busca de melhores resultados, mas não devem ser usados 'como pressão psicológica passíveis de causar danos à dignidade e a integridade psíquica do trabalhador'.

Uma testemunha do processo confirmou que o trabalhador era obrigado a comprar os produtos caso não alcançasse a meta definida: 60 livros no sábado e 60 no domingo. Ainda conforme apurações, ficou comprovado que a vítima fez diversas transações bancárias para a loja, que não foram recusadas pelos patrões.

Por

Formado em Jornalismo pelo UniBH, em 2022, foi repórter de cidades na Itatiaia e atualmente é editor dos canais de YouTube da empresa.