Fim de ano: PBH monta operação especial para monitorar trânsito em áreas comerciais

Ação visa gerenciar o aumento do fluxo de veículos e garantir a segurança e a fluidez do trânsito de pedestres

PBH intensifica monitoramento do trânsito nas áreas comerciais mais movimentadas no fim de ano

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) iniciou uma operação especial de trânsito para o mês de dezembro. Segundo a presidente da BHTrans, Deusuite Matos, esta é a maior ação do tipo realizada na capital, ficando atrás apenas da montada para o Carnaval.

"É sem dúvida a maior operação de trânsito que a gente faz da cidade depois do Carnaval’, afirmou Deusuite à Itatiaia. A ação visa atender à demanda crescente de movimento nas ruas durante o período de festas e compras de fim de ano.

Operação está sendo realizada em vários pontos da cidade

A operação não se limita apenas à área central de Belo Horizonte. Matos explicou que os agentes estão distribuídos por toda a cidade, com atenção especial às regiões com grandes centros comerciais.

Veja as regiões

Centro-Sul e Hipercentro: Pátio Savassi, Shopping Cidade, DiamondMall, BH Shopping, Shopping Ponteio, shoppings populares da área central, Mercado Central, Savassi e Barro Preto.

  • Noroeste: Shopping Del Rey
  • Norte: Shopping Estação BH
  • Venda Nova: centro comercial
  • Barreiro: Via Shopping e centro comercial
  • Oeste: centros comerciais dos bairros Buritis, Gutierrez, Betânia e Salgado Filho
  • Nordeste: Minas Shopping
  • Leste: Shopping Boulevard

Rodoviária

Equipes da BHTrans e da Guarda Municipal fazem o monitoramento e intervenções operacionais no entorno do Terminal Rodoviário Governador Israel Pinheiro, cujo movimento aumenta significativamente no período de fim de ano e das férias.

Projeto da PBH enviado à Câmara prevê mudança no nome e diluição de funções da BHTrans

As medidas visam organizar e garantir a fluidez de veículos e pedestres nas proximidades do terminal, sobretudo no acesso ao estacionamento, e dos táxis na plataforma superior.

Desafios do aumento do fluxo

Um dos principais desafios enfrentados pela BH Trans neste período é o aumento do volume de pedestres e a mudança em seu comportamento. Deusuite ressaltou que as pessoas estão circulando com sacolas e volumes maiores, o que impacta diretamente o tempo de embarque e desembarque nos transportes públicos.

Transporte coletivo

O transporte coletivo também é monitorado de perto. As equipes da Superintendência de Mobilidade Urbana (Sumob) acompanham o deslocamento dos ônibus e o movimento nas estações, observando a pontualidade, os intervalos entre as viagens e possíveis necessidades de ajustes.

Funcionários terceirizados da educação municipal de BH podem entrar em greve nesta quarta (3)

O objetivo é garantir partidas mais regulares e oferecer deslocamentos mais previsíveis para os usuários, principalmente nos horários de maior movimento.

Monitoramento em tempo real

O trabalho conta com câmeras do Centro Integrado de Operações da Prefeitura de Belo Horizonte (COP-BH), que permitem acompanhar, em tempo real, pontos importantes do trânsito da cidade. Com esses dados, as equipes podem ajustar os tempos dos semáforos e enviar agentes imediatamente para ocorrências que causam maior impacto na circulação.

Leia também

Izabella Gomes é estudante de Jornalismo na PUC Minas e estagiária na Itatiaia. Atua como repórter no jornalismo digital, com foco nas editorias de Cidades, Brasil e Mundo.

Ouvindo...