Mais duas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) do Governo de Minas em Belo Horizonte vão passar a oferecer o serviço da Farmácia de Minas. A partir de agora, os moradores da capital poderão abrir o processo para solicitar medicamentos gratuitos também nas UAIs do Barreiro e de Venda Nova.
Antes, o atendimento era feito apenas na UAI da Praça 7, no Centro, que realiza até 122 atendimentos por dia. Com a ampliação, cada uma das novas unidades terá capacidade para 60 atendimentos diários, o que deve facilitar o acesso da população ao serviço.
Segundo a superintendente de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Estado de Saúde, Maila Magalhães de Souza, o serviço está disponível desde 2023 nas unidades integradas do estado.
Leia também:
Vibe Uai leva música e ação social ao Lar São Vicente neste sábado ‘Tô de Férias na UAI’ incentiva emissão de identidade nacional para crianças
“Desde 2023, o governo de Minas disponibilizou o serviço da Farmácia de Minas dentro das Unidades de Atendimento Integrado, ou seja, o cidadão pode iniciar a solicitação de medicamentos de uso prolongado para doenças crônicas diretamente na UAI. São 165 tipos de medicamentos oferecidos gratuitamente pelo SUS.”
Ela explica que, recentemente, o atendimento foi ampliado na capital.
“Além da Praça 7, os cidadãos de Belo Horizonte agora podem abrir o processo para solicitar seus medicamentos também nas UAIs Barreiro e Venda Nova. Nessas unidades, o cidadão pode entregar a documentação, pedir o medicamento e iniciar todo o processo de fornecimento.”O atendimento é feito com hora marcada, o que ajuda a evitar filas.
“Esse atendimento organizado traz mais eficiência e evita esperas desnecessárias”, destacou a superintendente.Para ter acesso ao serviço, é necessário agendar previamente, de forma gratuita, pelo aplicativo MG App ou pelo Portal Cidadão MG. No dia marcado, o paciente deve comparecer à UAI escolhida com a documentação completa, incluindo prescrição médica, laudo, formulário preenchido, Cartão Nacional de Saúde e comprovante de residência.
As UAIs funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
Sobre a ampliação do serviço, Maila Magalhães ressaltou o impacto para a população:
“A expansão para as unidades do Barreiro e de Venda Nova foi pensada para aproximar o serviço da população. Com isso, mais pessoas poderão ser atendidas por dia, com menos deslocamentos, mais rapidez e mais comodidade para quem depende desses medicamentos especializados.”