Belo Horizonte
Itatiaia

Falta de recadastramento deixa quase 200 aposentados da Prefeitura de BH sem salário

Processo está substituindo a prova de vida em 2023 e ajuda a impedir possíveis fraudes; confira como fazer o recadastramento e voltar à folha de pagamento da PBH

Por
Guia pode ser consultada no portal de serviços da PBH • Rodrigo Clemente/PBH

Quase 200 aposentados e pensionistas da Prefeitura de Belo Horizonte tiveram o salário suspenso. O motivo é a falta de recadastramento, processo que deve ser feito pelo servidor aposentado no mês de aniversário. Enquanto o beneficiário não fizer o recadastramento, ele seguirá fora da folha de pagamento do município (confira abaixo como fazer o recadastramento da PBH).

No total, são 130 beneficiários que fazem aniversário em novembro e mais 67 que nasceram entre os meses de janeiro e outubro. O número ainda pode aumentar, já que os aposentados que fazem aniversário em dezembro tem até o dia 29 deste mês para realizar o cadastramento.

O recadastramento é obrigatório e, em 2023, está substituindo a prova de vida. O processo é necessário para atualizar os dados cadastras dos beneficiários e impedir fraudes nos pagamentos.

Como fazer o recadastramento da PBH?

O recadastramento dos aposentados e pensionistas da Prefeitura de Belo Horizonte é realizado seguindo um cronograma de acordo com o mês de aniversário do beneficiário. Confira os detalhes abaixo:

Aniversariantes entre janeiro e outubro:

Até o dia 29 de dezembro: comparecer em qualquer unidade do Bradesco (como haverá atualização de dados, o processo não poderá ser feito no serviço de autoatendimento);

A partir de 2 de janeiro de 2024: somente na Central de Atendimento da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (Avenida Augusto de Lima, 30, Centro). Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h40 (Nesses casos não é necessário agendamento).

Aniversariantes de novembro:

Até o dia 31 de janeiro de 2024: comparecer em qualquer unidade do Bradesco (como haverá atualização de dados, o processo não poderá ser feito no serviço de autoatendimento);

A partir do dia 1º de fevereiro de 2024: somente na Central de Atendimento da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (Avenida Augusto de Lima, 30, Centro). Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h40 (Nesses casos não é necessário agendamento).

Aniversariantes de dezembro:

Os aposentados nascidos em dezembro têm até o dia 29 deste mês para a atualização em qualquer agência do banco Bradesco.

Quais documentos são necessários?

Confira abaixo a lista de documentos que devem ser apresentados pelos aposentados, pensionistas ou outros beneficiários na hora do recadastramento.

Aposentado ou pensionista (original ou cópia autenticada em cartório):

  • Documento oficial de identificação válido e com foto;
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Certidão de casamento, se houver;
  • Comprovante de residência atualizado, sendo aceitas contas de água, energia elétrica, telefone ou bancária, emitidas há, no máximo, seis meses.

(Pensionista menor de 18 anos de idade deve comparecer acompanhado pelo responsável ou representante legal)

Dependente previdenciário, caso haja (cópia simples):

  • Documento oficial de identificação válido e com foto;
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF).

(Ao final do atendimento, o comprovante deverá ser solicitado ao funcionário do banco. Ele é a garantia de que o recadastramento foi efetivado com sucesso)

Acamados e outros casos excepcionais:

Em alguns casos extraordinários, o recadastramento poderá ser feito por terceiros ou fora das agências. Confira as situações aceitas:

  • Caso esteja impedido de se locomover por questões médicas;
  • Para o beneficiário que tenha sido declarado absolutamente incapaz em processo judicial;
  • Quando o beneficiário residir ou estiver em viagem ao exterior.

Siga o canal da Itatiaia no WhatsApp. Clique aqui e faça parte!

Por

Jornalista formado pela UFMG, com passagens pela Rádio UFMG Educativa, R7/Record e Portal Inset/Banco Inter. Colecionador de discos de vinil, apaixonado por livros e muito curioso.

Tópicos