Belo Horizonte
Itatiaia

Doença misteriosa: prefeito decreta estado de emergência em cidade mineira

Conforme o texto, existe a possibilidade de 'aumento da pressão sobre os serviços de urgência, inclusive pediátricos, indicando a necessidade imediata de reorganização da rede'

Por e 
Alerta serve para reforçar a vigilância e a preparação dos sistemas de saúde; veja detalhes  • Imagem Ilustrativa | Freepik

O prefeito de São Francisco, cidade localizada na Região Norte de Minas Gerais, decretou situação de emergência, na última quinta-feira (17), por conta das duas mortes e dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) de origem ainda desconhecida que foram registrados no município.

Para assinar o decreto, o chefe do Executivo municipal, Paulo Miguel (PSD), levou em consideração o baixo índice de vacinação na cidade e “a necessidade de acionamento, notificação e mobilização de diversos segmentos da área de saúde pública em especial”.

Além disso, conforme o texto, existe a possibilidade de “aumento da pressão sobre os serviços de urgência, inclusive pediátricos, indicando a necessidade imediata de reorganização da rede de atenção e intensificação das ações de vigilância e prevenção”.

Em seu decreto, o prefeito informa que "fica instalado o Comitê Municipal Gestor de Emergências em Saúde por Síndrome Respiratória Aguda Grave, no âmbito do Município de São Francisco, coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde, para monitoramento e gestão da situação de emergência em Saúde Pública declarada".

Cidade reforça campanha de vacinação

Conforme a Itatiaia informou na última sexta-feira (18), a secretária de Saúde de São Francisco, Andressa Vieira Rodrigues, afirmou que a cidade intensificará a campanha de imunização.

“Convido toda a população de São Francisco e o grupo de risco — crianças, gestantes e idosos — para procurar todos os postos de vacinação”, diz.

As mortes

Duas pessoas morreram pela síndrome respiratória em São Francisco. De acordo com investigações iniciais, os pacientes teriam se contaminado em um evento na zona rural do município e evoluíram rapidamente para sintomas agressivos.

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), o evento ocorreu entre os dias 23 e 27 de junho. Na quinta-feira (17), a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informou que exames detectaram influenza, rinovírus, parainfluenza tipo 4 e vírus sincicial respiratório.

Medidas de prevenção

A SES-MG reforça que todas as ações estão sendo tomadas com base nos protocolos técnicos de vigilância em saúde e orienta a população a manter a calma e a adotar as seguintes medidas de prevenção contra a influenza e outras doenças respiratórias:

  • Evitar aglomerações e locais fechados ou mal ventilados, especialmente se estiver com sintomas respiratórios;
  • Utilizar máscara ao apresentar sintomas gripais ou ao frequentar unidades de saúde;
  • Cobrir nariz e boca com o braço ou lenço descartável ao tossir ou espirrar;
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes;
  • Manter a vacinação contra a gripe atualizada, especialmente em grupos prioritários;
  • Procurar atendimento médico em caso de sintomas como febre, tosse, dor no corpo, dificuldade para respirar ou sangramentos.
Por

Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), é chefe de reportagem na Itatiaia. Trabalhou durante 10 anos no jornal Estado de Minas, onde foi estagiário, repórter, capista, subeditor e editor-assistente do em.com.br e do portal UAI. Também colaborou com matérias para o portal UOL e foi assessor de imprensa no Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM).

Por

Repórter no portal da Itatiaia. Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Por

Osmar Macedo é repórter da Itatiaia – Montes Claros. Jornalista formado pela UFMG e graduado em História pela Unimontes. Entre as coberturas que participou, destaca a tragédia na Creche Gente Inocente em Janaúba e a Canonização de Irmã Dulce, direto de Roma e do Vaticano.