Itatiaia

Defesa Civil emite alerta de chuva para esta quarta-feira (9) em Belo Horizonte; confira

O comunicado indica possibilidade de precipitação das 16h desta quarta-feira (9) até as 8h de quinta-feira

Por
Previsão do tempo indica chuva em Minas Gerais nos próximos dias • Arquivo/ Defesa Civil de Belo Horizonte

A Defesa Civil emitiu um comunicado de chuva para Belo Horizonte, válido das 16h desta quarta-feira (9) até as 8h de quinta-feira.

“Possibilidade de chuva (até 20 mm) com raios e rajadas de vento em torno de 45 km/h até 8h de quinta-feira (10)”, diz o informativo.

  • Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva.
  • Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos.
  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
  • Atenção especial para áreas de encostas e morros.
  • Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
  • Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil.
  • Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.

Chuvas em Minas Gerais

Cidades do Noroeste de Minas Gerais estão sob alerta amarelo (perigo potencial) do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para chuvas intensas. Segundo a previsão, pode chover entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e os ventos podem chegar a 60 km/h.

Estiagem histórica

Segundo contagem do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Belo Horizonte ficou 155 sem chuva em 2024, em uma seca que durou de 19 de abril a 21 de setembro. Essa foi a segunda maior estiagem registrada na história da capital. O recorde foi em 1961, quando BH ficou 198 dias sem chuva.

Por

Repórter no portal da Itatiaia. Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

 

 

Belo Horizonte