Belo Horizonte
Itatiaia

Defesa Civil de BH emite alerta de chuva forte nesta quarta (20); veja recomendações

Comunicado descreve possibilidade de pancadas de chuva de 40 mm até a manhã desta quinta-feira (21) em Belo Horizonte

Por
Defesa Civil de BH emite alerta de chuva forte nesta quarta (20); veja recomendações • Paulo Pinto/Agência Brasil

A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu nesta quarta-feira (20) um alerta de pancadas de chuva na capital mineira. O aviso é válido até às 8h desta quinta (21).

O órgão comunicou haver a possibilidade de chuvas de intensidade moderada a forte e com raios durante a tarde desta quarta. "Redobre a sua atenção motoristas e pedestres", orientou.

O alerta descreveu possibilidade de precipitação de 20 a 40 mm com raios e rajadas de vento em torno de 50 km/h.

Leia mais: Chuva em BH? Mudança no clima traz alerta para a capital mineira

Recomendações da Defesa Civil

Confira as dicas da Defesa Civil de Belo Horizonte para se proteger durante chuvas.

  • Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva.
  • Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos.
  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
  • Atenção especial para áreas de encostas e morros.
  • Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para Cemig (116) ou Defesa Civil (199).
  • Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil.
  • Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.
Por

Repórter no portal da Itatiaia. Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).