Comando Vermelho cobre pichações feitas por união de facções rivais em BH

Recentemente, a tensão entre os grupos aumentou e um confronto foi registrado no Morro das Pedras nos dias 17 e 18 de novembro

Traficantes do CV cobriram pichação provocativa ao grupo, feita por rivais, no Morro das Pedras, em BH

Traficantes do Comando Vermelho (CV) cobriram, nesta sexta-feira (28), as pichações feitas horas antes por bandidos da união das facções Primeiro Comando da Capital (PCC), Terceiro Comando Puro (TCP), Família Anjo Rebelde (Família A-R) e Tropa do Douglas ou Tropa da Doideira (TDD), em um muro no Conjunto Santa Maria, área dominada pelo CV que faz parte do Aglomerado Morro das Pedras (MDP), em uma esquina nas proximidades com a Avenida Raja Gabaglia, na Região Oeste de Belo Horizonte.

Os criminosos pintaram as siglas das quatro facções, ato extremamente ofensivo ao Comando Vermelho, já que seus rivais estiveram em um território controlado por eles. Além disso, a pintura teria sido feita em frente a residência de um membro do CV de vulgo “Marlin”, que se encontra preso como suspeito de matar uma mulher trans no começo deste ano, no Morro das Pedras. Ele é considerado muito perigoso pelas forças de segurança.

Faccionados do Comando Vermelho trataram de cobrir a pichação rapidamente, pintando as siglas “CV” e “MDP” várias vezes no local, além de letras “X” e também “Tropa do Bala”. “Bala” ou “Andinho” é Anderson Pereira, o “01”, ou seja, o membro mais importante, da facção em Minas Gerais.

Bala atua no Morro das Pedras e em Teófilo Otoni, cidade do Vale do Mucuri, e está foragido, vivendo na Rocinha, uma das maiores e mais famosas favelas do Brasil, localizada na Zona Sul do Rio de Janeiro.

Outros pontos do Morro das Pedras, como as localidades conhecidas como “Cascalho” e “Predinhos” também foram pichadas. Em um muro, os criminosos pintaram: “CV MDP”.

Pichações também foram feitas em outras regiões do Morro das Pedras

Forças da Polícia Militar realizam operação no Morro das Pedras nos últimos dias. Informações constam que o clima no local é de tensão.

Segundo fontes da Itatiaia, recentemente, o CV tem recrutado menores de idade de outras cidades mineiras, como São João del-Rei, Betim, e até do Rio da Janeiro, para atuarem como soldados do tráfico em Belo Horizonte.

Leia também

União de facções em MG

Um documento que circula na internet, datado de 22 outubro, anunciou a união das facções Primeiro Comando da Capital (PCC), Terceiro Comando Puro (TCP), Família Anjo Rebelde (Família A-R) e Tropa do Douglas ou Tropa da Doideira (TDD), em Minas Gerais.

Segundo o comunicado, ao qual a Itatiaia teve acesso com exclusividade, o objetivo da união é “fortalecer ações conjuntas em prol do avanço e melhoria contínua de ambas”.

Fontes ouvidas pela reportagem temem que a coligação dos grupos criminosos inicie uma guerra em Minas Gerais, já que o Comando Vermelho (CV), facção rival, que se faz presente em terras mineiras, não foi incluída na união. Por isso, a tendência é que confrontos territoriais se intensifiquem no estado.

“Agora falamos com uma só voz, agimos com um só propósito e defendemos um só ideal: a força da união é de benefício a todos”, escreveram as facções.

Comunicado divulgado por PCC, TCP, Família A-R e TDD anunciando a união das facções em Minas Gerais

Repórter policial e investigativo, apresentador do Itatiaia Patrulha.
Maic Costa é jornalista, formado pela UFOP em 2019 e um filho do interior de Minas Gerais. Atuou em diversos veículos, especialmente nas editorias de cidades e esportes, mas com trabalhos também em política, alimentação, cultura e entretenimento. Agraciado com o Prêmio Amagis de Jornalismo, em 2022. Atualmente é repórter de cidades na Itatiaia.

Ouvindo...