Com alta nas corridas por app, táxi vira alternativa em BH no fim do ano
Trânsito intenso e chuvas impactam corridas por aplicativo em BH; especialistas orientam passageiros a se planejarem

Na reta final do ano, com as ruas mais cheias e em meio ao período chuvoso, o trânsito fica ainda mais intenso em Belo Horizonte. O cenário impacta diretamente as corridas por aplicativo, que costumam ficar mais caras e difíceis de encontrar diante do aumento da demanda.
Segundo o presidente da Associação Frente de Apoio Nacional aos Motoristas Autônomos, Paulo Xavier, a alta procura por transporte é comum em dezembro, especialmente por causa das festas de Natal e de fim de ano, além das compras típicas do período.
“Isso acontece todo ano. Em dezembro, a demanda de passageiros cresce bastante, o que acaba gerando uma escassez de motoristas. Com isso, os preços se ajustam, principalmente na semana que antecede o Natal e também na virada do ano”, explica.
Leia também:
Motorista de app é preso em flagrante suspeito de abuso sexual de passageira em BH
BH registra duas denúncias de estupro por motoristas de app em dois dias
Ainda de acordo com ele, a orientação para os usuários é se planejar com antecedência, o que pode ajudar a encontrar preços mais baixos.
“É importante que os passageiros se organizem e saiam mais cedo. E nós, motoristas, também precisamos nos organizar para oferecer o melhor serviço possível”, completa.
Táxi pode ser alternativa
Outra opção bastante procurada neste período são os táxis, principalmente pela comodidade e segurança. Ao contrário do que muitos passageiros imaginam, em meio à alta demanda, o serviço pode até sair mais barato do que as corridas por aplicativo.
É o que afirma o presidente do Sindicato dos Taxistas de Belo Horizonte (Sincavir), João Paulo de Castro Dias.
Segundo ele, os táxis passam por vistorias periódicas, contam com motoristas capacitados e oferecem mais segurança, especialmente durante o período chuvoso.
Além disso, o serviço tem pontos fixos, aplicativos próprios e pode circular por faixas e pistas exclusivas, o que garante maior agilidade no deslocamento.
Jornalista pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia desde 2022, trabalhou na produção de matérias para a rádio, na Central Itatiaia de Apuração e foi produtora do programa Itatiaia Patrulha. Atualmente, cobre factual e é repórter da Central de Trânsito Itatiaia Emive.



