A erosão
De acordo com os moradores, o problema começou há cerca de um ano, após fortes chuvas que atingiram a região. Desde então, a água desce com muita força pela via, provocando o desgaste do solo, a queda de muros e o avanço do barranco nos fundos das casas, aumentando o risco de atingir as residências.
Moradora do bairro há 42 anos, Luzia Osório relatou a dificuldade enfrentada pela família. Segundo ela, a casa da filha foi interditada e ela precisou deixar o imóvel.
“É muito complicada porque a gente não tem sossego. E o problema da minha filha está pior porque afetou a casa dela. Ela não está podendo ficar dentro da casa, porque agora está com interdição total”, contou.
Ainda segundo Luzia, a situação se agravou nos últimos dias, com o comprometimento da estrutura do imóvel.
“Já desceram dois pilares. Então ela não está podendo morar lá. Ela está morando na casa do meu filho. Está desalojada”, afirmou.
A moradora também critica a falta de solução definitiva para o problema.
“A prefeitura promete, promete que vai fazer, mas não resolve o problema dela. Está piorando cada dia mais”, desabafou.
Veja o que diz prefeitura
“A Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura e a Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) informam que acompanham o deslizamento de terra ocorrido na Rua São José do Jacuri, 336, no Bairro Planalto, nessa sexta-feira (23)
A Defesa Civil e equipes técnicas da Sudecap ja haviam realizado vistorias no local, inclusive em dezembro de 2025, em razão de problema estrutural na galeria pluvial. Na ocasião, foi identificado risco potencial às residências vizinhas.
A vistoria mais recente constatou lançamentos inadequados de água da própria residência que contribuíram para o agravamento do processo erosivo.
Ressalta-se que a área afetada encontra-se em terreno particular, de difícil acesso pela mata do planalto.
A Sudecap realizou diversas diligências mas a localização da residência e o acesso restrito ao ponto crítico da galeria dificultam a execução das obras.
As ações para contratação dos projetos executivos de engenharia estão em andamento.”