Todas as regionais da capital estão sob alerta de risco geológico, que indica possibilidade de deslizamentos de terra e desmoronamentos nesta quinta-feira (22). De acordo com a Defesa Civil de Belo Horizonte, nas regionais Barreiro e Centro-Sul o risco é considerado moderado, enquanto nas demais sete regionais o risco é forte.
A chuva, que começou ainda durante a madrugada, já provocou volumes significativos. A regional Oeste registrou o maior acumulado, com 32,4 milímetros, o equivalente a 9,8% do total esperado para o mês, seguida pelo Barreiro, com 31,2 mm (9,4%), e pela Noroeste, que acumulou 26,6 mm (8%).
A precipitação deve persistir ao longo de todo o dia, com possibilidade de pancadas extremamente fortes em diferentes pontos da cidade.
Na regional Oeste, por exemplo, o volume de chuva já atingiu 99% do total esperado para todo o mês. Já as regionais Barreiro, Centro-Sul e Noroeste acumulam mais de 80,2% da média mensal prevista.
A Defesa Civil orienta que a população fique atenta a sinais de risco, como trincas em paredes, estalos, portas e janelas emperradas, além de inclinação de postes, árvores ou muros.
Ao identificar qualquer um desses indícios, a recomendação é deixar o imóvel imediatamente e acionar a Defesa Civil pelo telefone 199. Em situações de emergência, o Corpo de Bombeiros deve ser chamado pelo 193.