Itatiaia

Chuva em BH faz Defesa Civil divulgar alerta de risco geológico 'forte’; veja regionais

Comunicado vale pelo menos até esta terça e ocorre ‘em virtude dos volumes de chuvas registrados nas últimas horas e a previsão de novas chuvas

Por e 
BH segue sob forte alerta para efeitos da chuva; risco geológico é considerado forte na capital
O sábado (22) deve ser chuvoso em Belo Horizonte • Clima ao Vivo

A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu, na manhã desta segunda-feira (28), alerta para risco ‘geológico forte’ nas regionais Oeste, Noroeste, Centro-Sul, Nordeste e Pampulha e risco moderado na regional Venda Nova. O comunicado vale pelo menos até esta terça-feira (29) e ocorre ‘em virtude dos volumes de chuvas registrados nas últimas horas e a previsão de novas chuvas”, diz a Defesa Civil.

A regional Centro-Sul de Belo Horizonte registrou o maior volume de chuva nas últimas doze horas, com 53 milímetros, 48% de toda a precipitação registrada na capital.

Sinais de deslizamento:

* Trinca nas paredes;

* Água empoçando no quintal;

* Portas e janelas emperrando;

* Rachaduras no solo;

* Água minando da base do barranco;

* Inclinação de poste ou árvores;

* Muros e paredes estufados;

* Estalos.

Recomendações:

* Não faça cortes muito altos e inclinados nos barrancos;

* Coloque calha no telhado da sua casa;

* Conserte vazamentos em reservatórios e caixas-d’água;

* Não jogue lixo ou entulho na encosta;

* Não despeje esgoto nos barrancos;

* Não faça queimadas.

Dicas para Manutenção de Muros:

1. Verifique periodicamente: faça inspeções regulares para identificar fissuras, rachaduras ou inclinações anormais;

2. Evite acúmulo de água: garanta que a água da chuva escoe adequadamente, pois a infiltração pode enfraquecer a estrutura;

3. Conserte fissuras: pequenas rachaduras podem ser sinal de problemas maiores no futuro, por isso, trate-as com atenção;

4. Contrate profissionais: em caso de muros com danos aparentes, é recomendável consultar um engenheiro para avaliar a estrutura e recomendar medidas de reforço.

5. Evite sobrecarga: Não coloque peso excessivo sobre o muro, como vasos ou outros objetos pesados, que podem comprometer sua estabilidade.

Por

Jornalista formado pela Newton Paiva. É repórter da rádio Itatiaia desde 2013, com atuação em todas editorias. Atualmente, está como editor de Cidades, Brasil e Mundo.

Por

Jornalista formado pela Universidade FUMEC com ênfase em Gestão de Crises Institucionais. Na Itatiaia desde 2017, cobriu grandes eventos ligados à Igreja Católica, como a beatificação da mineira Isabel Cristina Mrad Campos e a morte do Papa Emérito Bento XVI, em 2022. Além de repórter, é produtor e editor do programa "Café com Notícia"

 

 

Belo Horizonte