Belo Horizonte
Itatiaia

Caso Vanessa: homem acusado de estuprar e matar estudante de Psicologia é denunciado pelo MP

Segundo o Ministério Público (MPMG), vítima foi seguida após sair do trabalho e morta para ocultar o crime sexual

Por e 
Redes sociais/ Reprodução

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) denunciou Ítalo da Silva, de 43 anos, pelo assassinato de Vanessa Lara de Oliveira Silva, de 23, em Juatuba, na Região Metropolitan de Belo Horizonte, no início do ano.

Ele pode ir a júri popular e responder por estupro, homicídio qualificado - por ter sido cometido de forma cruel, para esconder outro crime e por se tratar de feminicídio - além de ocultação de cadáver.

Segundo a investigação, o crime aconteceu em 9 de fevereiro. Vanessa desapareceu depois de sair do trabalho e ir até um ponto de ônibus para voltar para casa, em Pará de Minas (Centro-Oeste).

• Imagens cedidas à Itatiaia
• Imagens cedidas à Itatiaia

Imagens de câmeras de segurança mostram que o suspeito passou a seguir a vítima até abordá-la em uma área de mata próxima à MG-262, no bairro Bela Vista. No local, ele cometeu o abuso sexual.

De acordo com o MP, Vanessa morreu por estrangulamento, com uso de cabos do notebook. A acusação afirma que o assassinato foi cometido para esconder o crime sexual.

Depois, o suspeito teria colocado o corpo da jovem dentro de uma mala e escondido em uma manilha de drenagem, cobrindo com vegetação para dificultar a localização. O corpo foi encontrado no dia 10 do mesmo mês.

A promotora de Justiça responsável pelo caso pediu a condenação do acusado e que ele continue preso, já que os motivos da prisão permanecem. O Ministério Público também solicitou que ele pague uma indenização mínima de R$ 100 mil à família da vítima.

Atualmente, o homem está preso no Presídio José Martinho Drumond, em Ribeirão das Neves, também na Grande BH. Se a Justiça aceitar a denúncia, ele será julgado pelo Tribunal do Júri.

Ítalo já tinha sido condenado a quase 39 anos de prisão pelos crimes de roubo (quatro condenações), estupro (três condenações), atentado violento ao pudor, furto e resistência.

Por

Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.

Por

Repórter policial e investigativo, apresentador do Itatiaia Patrulha.