Carros são retirados de garagem de prédio com risco de desabar em Montes Claros (MG)
Reunião técnica autorizou a operação na tarde desta terça (9); moradores de imóveis próximos ao edifício, que tiveram suas casas isoladas, também puderam retirar animais de estimação e pertences
Uma nova reunião para avaliar a situação do prédio evacuado em Montes Claros, na região Norte de Minas, foi realizada na tarde desta terça-feira (9). O corpo técnico da empresa responsável pela construção e o especialista calculista, em coordenação e supervisão do Corpo de Bombeiros, autorizaram a retirada dos veículos dos moradores da garagem.
Retirada de animais de estimação e pertences
Além da retirada dos veículos, a reunião desta terça autorizou que moradores dos imóveis que estão na área isolada pela Defesa Civil retornassem rapidamente à suas residências. Foi permitida uma rápida entrada para a retirada de animais de estimação, além de objetos e documentos pessoais que possam ser necessários.
A entrada, contudo, foi autorizada apenas para quem mora nos imóveis adjacentes ao edifício. Os moradores do prédio afetado ainda não podem voltar para casa. "Essas medidas estão sendo tomadas com a máxima cautela e sob supervisão especializada, visando garantir a segurança de todos os envolvidos", informou o Corpo de Bombeiros.
Prédio foi construído há dois anos
O prédio de alto padrão foi inaugurado há dois anos pela Turano Construtora. Segundo a empresa, o edifício informou que não há risco de desabamento do Edifício Roma, que está providenciando o escoramento do prédio e encaminhando os moradores para um hotel. A Turano disse, também, que vai assumir os custos de hospedagem.
Em 24 de novembro do ano passado, a Defesa Civil municipal e o Corpo de Bombeiros vistoriaram uma obra feita pela construtora para retirada de solo ao redor de três pilares da garagem para instalação de sistema de proteção de descargas atmosféricas.
Segundo o laudo, após a retirada do solo, os engenheiros escolheram fazer a concretagem para evitar a vibração do edifício com a compactação e, à época, nenhuma irregularidade foi encontrada no local.
Fernanda Rodrigues é repórter da Itatiaia. Graduada em Jornalismo e Relações Internacionais, cobre principalmente Brasil e Mundo.
Osmar Macedo é repórter da Itatiaia – Montes Claros. Jornalista formado pela UFMG e graduado em História pela Unimontes. Entre as coberturas que participou, destaca a tragédia na Creche Gente Inocente em Janaúba e a Canonização de Irmã Dulce, direto de Roma e do Vaticano.







