Belo Horizonte
Itatiaia

'Pesadelo na Cozinha': Café Cultura Bar foi vistoriado três vezes

Fiscalizações desde 2025 apontaram falta de higiene, alimentos deteriorados e irregularidades sanitárias; estabelecimento segue sob monitoramento da PBH

Por
Maria Eduarda Batista/ Itatiaia

O tradicional Café Cultura Bar, no bairro Lourdes, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, protagonista do último episódio do programa Pesadelo na Cozinha, devido à sujeira extensa, risco de choque e presença de insetos, já estava na mira da Vigilância Sanitária e foi vistoriado três vezes em menos de um ano.

Segundo a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), em fevereiro de 2025, durante uma fiscalização antes do Carnaval, o local foi inspecionado e acabou multado. Foram encontrados problemas como falta de informação sobre a data de preparo e validade dos alimentos, higiene inadequada, falhas na refrigeração e ausência de alvará sanitário.

• Amazon Prime/ Reprodução
• Amazon Prime/ Reprodução

Em outubro do ano passado, após denúncia, houve nova fiscalização. Na ocasião, foram apreendidos alimentos deteriorados e aplicada multa por problemas de limpeza, higienização e conservação.

Este ano, cuja data não foi especificada pela PBH, foi realizada uma nova vistoria, com emissão de advertências para ajustes na limpeza em alguns pontos e lavratura de termo de intimação para correção de fiação exposta durante a manutenção da coifa.

"O local segue sob monitoramento, e a VISA mantém atuação contínua, preventiva e educativa para garantir a segurança dos alimentos, conforme critérios técnicos e avaliação de risco”, informou a Prefeitura.

• Amazon Prime/ Reprodução
• Amazon Prime/ Reprodução

O programa 

Em janeiro, o restaurante recebeu a visita do chef Jacquin, e o programa foi ao ar nesta semana. As imagens mostram instalações elétricas expostas, ambiente sujo, presença de insetos e falhas estruturais.

Em um dos momentos, o chef encontrou uma panela de pressão com grande acúmulo de sujeira e gordura. Após ouvir do dono, Rafael, que o utensílio não era usado, ele a joga fora — mas, no dia seguinte, o item reaparece entre os equipamentos em uso. As imagens também mostram gordura acumulada no teto, chegando a pingar sobre o fogão.

Jacquin foi direto: “Aqui é um lixo”, criticando ainda o conceito do bar, que, segundo ele, refletia uma “cultura da sujeira”.

Episódio de 'Pesadelo na Cozinha' foi gravado no Café Cultura Bar, em BH • Caio Mvwaves/Band
Episódio de 'Pesadelo na Cozinha' foi gravado no Café Cultura Bar, em BH • Caio Mvwaves/Band

Toda semana tem 'faxinão'

Após as reformas e a limpeza, o bar ganhou um novo ar, com decoração, utensílios de cozinha limpos e novos, além de novos uniformes. A Itatiaia foi ao local na última segunda-feira (8), e o comerciante Rafael Leite revelou que já percebeu um aumento de 30% na circulação de pessoas no local.

De acordo com ele, a rotina de limpeza mudou por lá: "Toda a semana tem um 'faxinão' e todos os dias tem uma pessoa só para limpar. Todos os dias lavamos a cozinha. Também reforçamos a equipe da cozinha e garçons", disse. No total, cerca de 15 a 20 pessoas trabalham no local.

Pintura na fachada

Uma das mudanças não aconteceu apenas no lado de dentro: um casarão histórico teve a fachada pintada pela equipe do programa sem o consentimento dos órgãos de preservação do patrimônio. A Secretaria Municipal de Cultura informou que, em janeiro, o proprietário foi notificado.

"Após a notificação, o proprietário procurou a administração municipal para regularizar a situação. O mesmo, contratou um arquiteto responsável pela elaboração de projeto de restauração das fachadas, que está sendo desenvolvido com colaboração da Diretoria de Patrimônio Cultural, da Fundação Municipal de Cultura, não havendo aplicação de multa", explicou.

É importante destacar que essa autorização existe para evitar que mudanças em imóveis tombados descaracterizem suas características originais. "Não se tratando de uma burocracia, mas sim de um procedimento necessário, comum nas cidades referência em preservação do patrimônio no mundo", disse.

Orgulho da profissão

No mês passado, Jacquin aproveitou sua passagem por Belo Horizonte para visitar o restaurante. Em vídeo publicado nas redes sociais em 14 de março, o chef elogiou o bar. “Vergonha da profissão? Não mais! Agora, o Café Cultura é só orgulho em BH!”, afirmou o francês.

Por

Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.