Belo Horizonte
Itatiaia

Brumadinho 5 anos: balões são soltos às 12h28 para homenagear vítimas

Maior acidente de trabalho da história do Brasil completa cinco anos nesta quinta-feira (25); homenagem foi feita no horário de rompimento da barragem

Por e 

Às 12h28 desta quinta-feira (25), dia que marca os cinco anos da tragédia de Brumadinho, foram soltos ao céu 272 balões, simbolizando as vítimas do maior acidente de trabalho da história do Brasil.

No dia 25 de janeiro de 2019, às 12h28, câmeras de segurança flagraram o exato momento em que houve a explosão da barragem do Córrego do Feijão. Por isso, no mesmo horário é realizada a soltura dos balões.

Relembre

No fatídico dia 25 de janeiro de 2019, às 12h28, trabalhadores que estavam na mina Córrego do Feijão, em Brumadinho, não faziam ideia que entrariam para a história como vítimas do maior acidente de trabalho do Brasil e o segundo maior desastre industrial do século XXI.

Engenheiros, operários, técnicos e estagiários estavam a postos naquela manhã para suas atividades cotidianas. A mina do Córrego do Feijão, gerida pela Vale, era responsável por gerar parte dos lucros bilionários da companhia a partir da extração de minério de ferro. No entanto, uma das barragens do complexo industrial batizado com o nome do distrito onde estava instalada, em Brumadinho, se rompeu, matando 270 pessoas, dentre elas duas mulheres grávidas. O estouro deu início a uma das maiores tragédias ambientais da história do Brasil com a contaminação de cerca de 300 quilômetros do rio Paraopeba afetando 26 cidades em toda a região.

Três vítimas ainda não foram localizadas: Tiago Tadeu Mendes da Silva, Maria de Lurdes da Costa Bueno e Nathália de Oliveira Porto Araújo. Após mais de 1800 dias desde a tragédia, o Corpo de Bombeiros segue com as buscas ativas na região atingida pela lama.

Cinco anos após a tragédia de Brumadinho, ninguém foi responsabilizado pelas mortes e danos ambientais.

*Com informações de Bruna Esteves

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Por

Formada pela PUC Minas, Maria Fernanda Ramos é repórter das editorias Minas Gerais, Brasil e Mundo na Itatiaia. Antes, passou pelo portal R7, da Record.

Por

Mineiro de Urucânia, na Zona da Mata. Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Ouro Preto (2024), mesma instituição onde diplomou-se jornalista (2013). Na Itatiaia desde 2016, faz reportagens diversas, com destaque para Política e Cidades.