O serviço de coleta de lixo foi totalmente restabelecido em Belo Horizonte. Após
Para lidar com o passivo gerado nos últimos dias, a prefeitura colocará em prática um esquema especial de operação. O objetivo é que todo o lixo acumulado nas calçadas da capital seja recolhido no menor prazo possível ao longo desta semana.
“Durante o período de paralisação, a SLU participou das negociações para a solução do impasse e adotou todas as medidas ao seu alcance para assegurar a continuidade desse serviço essencial. Foi implementado um plano de contingência, com o reforço de garis e veículos de outros contratos de limpeza urbana, além da utilização de recursos próprios da autarquia, com o objetivo de minimizar os impactos à população”, disse em nota a Prefeitura à reportagem.
Lixo acumulado pela cidade
Nesta manhã, a reportagem da Itatiaia esteve no bairro Padre Eustáquio, na região Noroeste da cidade. Por volta das 6h30, a Rua Padre Eustáquio já apresentava grande acúmulo de lixo, espalhado pelas calçadas e próximo a residências e comércios. Em um percurso feito também pelas ruas Pará de Minas e Itajubá, a situação se repetia, com sacos e resíduos acumulados em vários pontos.
Diante da paralisação, alguns moradores relataram que têm optado por manter o lixo dentro de casa, embalando os resíduos de forma mais reforçada para tentar conter o odor. Ainda assim, o mau cheiro já é perceptível, principalmente nas primeiras horas da manhã.
Além da região Noroeste, moradores das regiões Nordeste e Leste também relataram problemas com a coleta. Há registros de acúmulo de lixo em bairros como São Geraldo, Coração Eucarístico, João Pinheiro, Dona Clara, São Gabriel, Padre Eustáquio e Magnólia.
Em alguns pontos, o volume de resíduos ocupa completamente as calçadas, o que obriga pedestres a caminhar pela rua, aumentando o risco de acidentes e atropelamentos. Moradores relatam ainda que catadores rasgam sacos em busca de recicláveis, espalhando ainda mais o lixo.
“Realmente essa situação dos garis está complicada. Não estou reclamando em relação a salário, mas os catadores resgatam lixo e acabam espalhando mais. Tem muito lixo espalhado na região toda, praticamente todas as ruas estão assim”, disse Faustro Silveiro, morador da região.