Após fim de greve dos garis, coleta de lixo é retomada em esquema especial em BH

Serviço foi totalmente restabelecido na tarde desta quarta-feira (21); SLU mobiliza força-tarefa para recolher resíduos acumulados durante a paralisação

Lixo acumulado no bairro Santa Tereza, esquina da Tenente Freitas com Quimberlita

O serviço de coleta de lixo foi totalmente restabelecido em Belo Horizonte. Após o encerramento da greve dos garis nesta quarta-feira (21) a Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) confirmou que as empresas responsáveis pelas regionais Leste, Nordeste e Noroeste retomaram as atividades nesta tarde.

Para lidar com o passivo gerado nos últimos dias, a prefeitura colocará em prática um esquema especial de operação. O objetivo é que todo o lixo acumulado nas calçadas da capital seja recolhido no menor prazo possível ao longo desta semana.

“Durante o período de paralisação, a SLU participou das negociações para a solução do impasse e adotou todas as medidas ao seu alcance para assegurar a continuidade desse serviço essencial. Foi implementado um plano de contingência, com o reforço de garis e veículos de outros contratos de limpeza urbana, além da utilização de recursos próprios da autarquia, com o objetivo de minimizar os impactos à população”, disse em nota a Prefeitura à reportagem.

A paralisação que já ocorria há três dias era feita por trabalhadores da empresa Sistemma, que presta serviços de coleta domiciliar para a prefeitura e tem aproximadamente 220 funcionários.

Lixo acumulado pela cidade

Nesta manhã, a reportagem da Itatiaia esteve no bairro Padre Eustáquio, na região Noroeste da cidade. Por volta das 6h30, a Rua Padre Eustáquio já apresentava grande acúmulo de lixo, espalhado pelas calçadas e próximo a residências e comércios. Em um percurso feito também pelas ruas Pará de Minas e Itajubá, a situação se repetia, com sacos e resíduos acumulados em vários pontos.

Diante da paralisação, alguns moradores relataram que têm optado por manter o lixo dentro de casa, embalando os resíduos de forma mais reforçada para tentar conter o odor. Ainda assim, o mau cheiro já é perceptível, principalmente nas primeiras horas da manhã.

Além da região Noroeste, moradores das regiões Nordeste e Leste também relataram problemas com a coleta. Há registros de acúmulo de lixo em bairros como São Geraldo, Coração Eucarístico, João Pinheiro, Dona Clara, São Gabriel, Padre Eustáquio e Magnólia.

Em alguns pontos, o volume de resíduos ocupa completamente as calçadas, o que obriga pedestres a caminhar pela rua, aumentando o risco de acidentes e atropelamentos. Moradores relatam ainda que catadores rasgam sacos em busca de recicláveis, espalhando ainda mais o lixo.

“Realmente essa situação dos garis está complicada. Não estou reclamando em relação a salário, mas os catadores resgatam lixo e acabam espalhando mais. Tem muito lixo espalhado na região toda, praticamente todas as ruas estão assim”, disse Faustro Silveiro, morador da região.

Leia também

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Giullia Gurgel é repórter multimídia da Itatiaia. Atualmente escreve para as editorias de cidades, agro e saúde

Ouvindo...