Após mais de um ano de atraso, a nova Praça do Papa, no bairro Mangabeiras, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, deve ser entregue à população até julho deste ano. A obra começou em fevereiro de 2024 e teve o prazo prorrogado algumas vezes.
O cronograma da intervenção será discutido nesta quarta-feira (26) na Câmara Municipal de Belo Horizonte, durante reunião da Comissão de Administração Pública e Segurança Pública com órgãos responsáveis pela obra.
Segundo a Prefeitura de Belo Horizonte, os atrasos foram provocados por dificuldades com fornecedores e pelo período chuvoso, que impactou o andamento dos trabalhos.
De acordo com a chefe do Departamento de Obras de Edificações da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), Marisa Furtado, a previsão inicial era entregar a obra no primeiro semestre de 2025, mas o prazo foi ampliado para o primeiro semestre de 2026.
“Foram vários fatores que impactaram o prazo. Tivemos que aprovar a cerâmica do piso da praça, que é um bem tombado. Esse fornecedor precisou ativar um forno exclusivo para produzir a mesma tonalidade, mas houve um incêndio nesse equipamento, o que atrasou o fornecimento até a recuperação”, explicou.
A intervenção prevê mudanças estruturais no espaço. Todo o piso foi demolido e está sendo refeito. A via que dividia a praça será eliminada, e o trânsito de veículos não será mais permitido no local.
No espaço, serão instalados um playground, academia da cidade e novos equipamentos públicos. Também haverá replantio completo da grama, com sistema de irrigação, além de nova iluminação.
Segundo a Sudecap, parte da obra já foi entregue, como o platô superior, finalizado no ano passado. Agora, os trabalhos se concentram no paisagismo e na finalização da infraestrutura.
“O período chuvoso, com grande volume de água, impactou a execução, principalmente na parte de escavações para tubulações de irrigação e iluminação. Além disso, o fornecedor não é de Belo Horizonte, o que também trouxe dificuldades logísticas”, disse Marisa.
Ela destaca que uma das principais mudanças será a incorporação da antiga via ao espaço de convivência.
“A rua será nivelada com o passeio e transformada em um novo platô. Nesse local, serão instalados brinquedos, academia da cidade e um banheiro autolimpante. Isso deve ampliar o uso da praça e atrair mais público”, afirmou.