Advogado casado com delegada é preso suspeito de usar viatura da Polícia Civil em BH
Ele foi detido durante uma blitz na tarde desta terça-feira (10), na Avenida Antônio Carlos, na Região da Pampulha

Um advogado foi preso suspeito de utilizar uma viatura descaracterizada da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) para se deslocar até o trabalho, em Belo Horizonte. Ele foi detido na tarde desta terça-feira (10), na Avenida Antônio Carlos, na Região da Pampulha. O homem, conforme o registro policial ao qual a reportagem da Itatiaia teve acesso, é casado com uma delegada, apontada como a responsável pelo veículo.
De acordo com o documento policial, a prisão ocorreu durante uma blitz realizada pela Corregedoria da PCMG em uma faixa exclusiva destinada ao transporte coletivo e a veículos oficiais da avenida. Durante a abordagem, o condutor se apresentou como advogado e exibiu a carteira da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
A operação foi realizada após denúncias anônimas recebidas pelo órgão e pela Ouvidoria do Estado de Minas Gerais. As informações apontavam que o advogado estaria usando indevidamente uma viatura descaracterizada da corporação para deslocamentos pessoais. Após diligências preliminares, os investigadores identificaram indícios que sustentavam a denúncia.
Leia também
- Defesa Civil detalha trajeto que homem arrastado por galeria pode ter feito em Sabará; veja
- Aos 112 anos, idoso cuidado por ex-patrões em MG pode ser um dos mais velhos do mundo
Durante a blitz, os policiais localizaram o veículo com as características descritas e deram ordem de parada. Segundo a corporação, foi constatado que o automóvel abordado era, de fato, um veículo oficial pertencente à frota da Polícia Civil de Minas Gerais e que o motorista não é servidor público.
O advogado foi levado à sede da Corregedoria, onde foi ouvido. O veículo foi removido e encaminhado à Diretoria de Transportes da Polícia Civil para a realização de perícia técnica.
Ação com a delegada
Uma equipe da Corregedoria também foi até a residência da delegada apontada nas denúncias como responsável pela viatura. Ela foi informada sobre o ocorrido e também levada à unidade policial para prestar esclarecimentos. O caso foi encaminhado à autoridade policial responsável, que irá avaliar as medidas de polícia judiciária cabíveis.
Posicionamento
Por meio de nota, a Polícia Civil de Minas Gerais informou que o homem foi preso pelo crime de peculato, sendo encaminhado ao sistema prisional. A delegada foi ouvida e também foi presa, conduzida à casa de custódia. “A PCMG ressalta que não coaduna com desvios e condutas de seus servidores”, acrescentou.
A OAB-MG disse, por meio de nota, que, "caso a conduta de o advogado desrespeite o Código de Ética e Disciplina, a denuncia deve ser formalizada no Tribunal de Ética da seccional mineira, que analisará a demanda sob a égide da ampla defesa, do contraditório e do devido processo legal".
Jornalista formado pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH) e pós-graduado em Jornalismo nos Ambientes Digitais pela mesma instituição. Possui experiência como repórter, produtor e coordenador de telejornal.



