Santa Catarina: chuva causa alagamentos, arrasta carros e cidades decretam emergência
Em algumas cidades, em poucas horas, choveu a do volume previsto para todo o mês de janeiro, alertam autoridades

Um temporal causou graves estragos em várias cidades de Santa Catarina. Os municípios de Balneário Camboriú, Itapema, Camboriú Governador e Celso Ramos já decretaram emergência, nesta quinta-feira (16). A chuva causou alagamentos, arrastou carros e deixou pessoas ilhadas em diferentes pontos do Estado.
O governador Jorginho Mello (PL) alertou a população sobre a gravidade da situação.
"Choveu, em poucas horas, cerca de 130 mm nas cidades de Itajaí, Camboriú e Balneário Camboriú. Mais da metade do volume previsto para todo o mês de janeiro. Nossas equipes dos bombeiros e defesa civil já estão atuando. Mas todo cuidado é pouco, há risco muito alto de deslizamento", disse o governador.
Estamos vigilantes e atuando desde a manhã de hoje com dificuldades em Balneário Camboriú, Itajaí e demais municípios daquela região. Já estamos em contato com os prefeitos para colocar a Defesa Civil a serviço deles, para ajudar e socorrer pessoas e fazer com que os estragos sejam os menores possíveis. Aqui, na Grande Florianópolis, está um caos.
"Em cidades como Tijucas, Camboriú e Balneário Camboriú, os volumes já ultrapassaram 180mm, enquanto Itajaí registrou 150mm, números que representam até 70% da chuva esperada para todo o mês de janeiro. A atuação da circulação marítima sobre o estado e as características geográficas da região contribuíram para o aumento da intensidade das chuvas, especialmente no Baixo Vale do Itajaí e na Grande Florianópolis", disse a Defesa Civil Estadual.
Correspondente da Rádio Itatiaia em São Paulo. Apresentador do quadro Palavra Aberta e debatedor do Conversa de Redação. Ingressou na emissora em 2023. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. No rádio, teve passagens pela Alvorada FM, BandNews FM e CBN, no Grupo Globo. Na Band, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na Band News FM BH. Na televisão, participava diariamente da TV Band Minas e do Band News TV. Vencedor de nove prêmios de jornalismo. Em 2023, foi reconhecido como um dos 30 jornalistas mais premiados do Brasil.



