O escritor gaúcho
Principais obras e legado literário
A sua carreira literária se consolidou com grandes sucessos, como As Mentiras que os Homens Contam, O Analista de Bajé e Comédias para se ler na escola. No entanto, foram as crônicas e os contos que o tornaram um dos escritores contemporâneos mais populares do Brasil. O livro O Analista de Bajé, lançado em 1981, teve sua primeira edição esgotada em apenas uma semana.
Internação e problemas de saúde
Verissimo estava internado na UTI do Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, em estado grave.
Vida pessoal e reconhecimento
Natural de Porto Alegre, nasceu em 1936 e se tornou um dos autores mais populares do país, reconhecido pelo humor, pela ironia e pelas críticas sociais em crônicas, contos e romances. Era casado havia mais de 50 anos com Lúcia Verissimo, com quem teve três filhos: Fernanda, Mariana e Pedro. Também escrevia colunas em jornais como O Estado de S.Paulo e Zero Hora.
Em entrevista de 2017, o escritor falou sobre sua vida e trajetória:
“Olha, foi uma vida sem grandes acontecimentos, né? Eu tive uma infância comum, tal. Talvez a única diferença seja que, dos seis aos nove anos, morei nos Estados Unidos com meu pai e a família. Por isso, sempre fui muito influenciado pela cultura americana.”Luiz Fernando Verissimo deixa a esposa, Lúcia Helena Massa, e os três filhos.
“Acho que meu jeito de escrever é meio americano, mas, fora isso, tive uma infância e adolescência comuns em Porto Alegre. Cresci em uma casa com livros e ser filho de escritor me influenciou indiretamente. Mas nunca tive ideia de ser escritor ou jornalista. Comecei a escrever depois dos 30 anos, já sabendo como meu pai trabalhava.”