Primeira vacina brasileira conta gripe aviária entra em fase de testes
Imunizante está sendo desenvolvido pelo Instituto Butantan e será testado em voluntários de Pernambuco, Minas Gerais e São Paulo

A primeira vacina brasileira contra a gripe aviária em humanos entra na fase de testes clínicos após autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Desenvolvida pelo Instituto Butantan, o imunizante será testado em Pernambuco, Minas Gerais e São Paulo, com a participação de 700 voluntários, divididos em dois grupos etários - de 18 a 59 anos e mais de 60 anos.
Os interessados em participar da fase de testes devem atender aos critérios de elegibilidade e ter mais de 18 anos, e podem se inscrever neste link. Gestantes, mulheres tentando engravidar ou amamentando, pessoas com condição clínica não controlada, alérgicos a ovo e pessoas ou em processo de terapia com imunossupressores, não podem participar.
A gripe aviária é uma infecção viral causada por diferentes subtipos do vírus influenza, que afeta principalmente aves, mas pode, em casos raros, infectar humanos através do contato direto com aves infectadas ou seus excrementos. A principal forma de prevenção é evitar contato com aves infectadas e usar Equipamento de Proteção Individual (EPI) em atividades de risco.
*Com informações de CNN Brasil
**Sob supervisão de Lucas Borges
Formada em Jornalismo pela Puc Minas, Paula Arantes produziu inicialmente conteúdos para as editorias Minas Gerais, Brasil, Mundo, Orações e Entretenimento no portal da Itatiaia. Atualmente, colabora com a editoria Meio Ambiente. Antes, passou pelo jornal Estado de Minas.



