Belo Horizonte
Itatiaia

Previsão do tempo: Grande SP e litoral têm alerta para fortes chuvas no fim de semana

Região da capital paulista enfrenta problemas com estragos dos temporais dos últimos dias

Por
Eucaliptos caíram sobre torre de alta tensão em Cajamar, na Grande São Paulo • Enel/Divulgação

A Defesa Civil de São Paulo emitiu um alerta para fortes chuvas e temporais em diversas regiões do Estado entre esta sexta-feira (19) e o domingo (21). Segundo o alerta, os maiores acumulados devem acontecer no litoral paulista e Vale do Ribeira, com até 200 mm de chuva, e nas regiões de Campinas e da capital, com 150 mm.

Até esta sexta, o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), da Prefeitura de São Paulo, registrou acumulado de 156,4 mm em janeiro. Isso representa 61% dos 256,5 mm esperados para o mês na capital paulista. A cidade também tem alerta para altas temperaturas durante o dia.

Segundo a previsão do CGE, a propagação de uma frente fria pelo litoral paulista organiza as instabilidades sobre o Estado de São Paulo, provocando chuvas mais generalizadas. Na capital, o sábado (20) terá sol entre nuvens e tempo abafado. As temperaturas devem variar entre mínimas de 21°C e máximas que podem superar os 27°C.

A propagação de áreas de instabilidade associadas com a aproximação de uma frente fria provoca chuvas generalizadas com raios e rajadas de vento, principalmente entre a tarde e o decorrer da noite, informou o CGE.

No domingo (21), a propagação da frente fria pelo litoral paulista mantém o tempo instável, provocando chuvas alternadas com períodos de melhoria no decorrer do dia. Os termômetros devem variar entre 20°C e 24°C.

Estragos

Nesta semana, foram registrados temporais na Grande São Paulo nos fins de tarde. Na quinta-feira (18), o Corpo de Bombeiros recebeu 49 chamados para quedas de árvores na região metropolitana. Dessa vez, não houve registros de alagamentos ou deslizamentos.

No entanto, em Cajamar, na Grande São Paulo, uma torre de energia elétrica foi atingida pela queda de eucaliptos. Com isso, 14,7 mil clientes ficaram luz, o que representa cerca de 20% da cidade. A Enel informou que não tem prazo para restabelecimento do sistema.

De acordo com a companhia, o local onde fica a torre é cercado por vegetação intensa e de difícil acesso. A empresa alega que o trabalho de reconstrução da linha é complexo.

Na manhã desta sexta, a Enel informou que "equipes técnicas conseguiram acessar, no fim desta madrugada, o local onde a forte ventania derrubou eucaliptos de grande porte sobre uma linha de alta tensão".

"Para mitigar os impactos ao fornecimento, enviamos cinco geradores para a região, para atender hospitais, unidades básicas de saúde e a Sabesp. Os geradores já estão no local atendendo a estes clientes", explicou a empresa.

Por

Jornalista há 15 anos, com experiência em impresso, online, rádio, TV e assessoria de comunicação. É repórter da Itatiaia em São Paulo.