Polícia afasta PMs que faziam segurança de homem morto no aeroporto de Guarulhos (SP)
Antônio Vinícius Lopes Gritzbach, de 38 anos, havia contratado quatro PMs para fazer a sua escolta; ele era jurado de morte pelo PCC

A Polícia Militar do Estado de São Paulo afastou quatro policiais que faziam a segurança pessoal do empresário e corretor de imóveis Antônio Vinícius Lopes Gritzbach, de 38 anos, morto em um ataque a tiros no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos (SP), na sexta-feira (8). As informações foram divulgadas pelo colunista Josmar Jozino, do portal UOL, e confirmadas pela Itatiaia.
Os militares tinham sido contratados para cuidar da segurança pessoal Gritzbach, que vinha sendo ameaçado pela facção paulista Primeiro Comando da Capital (PCC). Os quatro estavam na área de desembarque do terminal 2 do aeroporto, junto com o empresário, no momento do ataque. Apesar de terem sido contratados para fazer a escolta de Gritzbach, os agentes não conseguiram evitar a morte do corretor de imóveis.
Os quatro PMs tiveram os celulares apreendidos pela 3ª Deatur (Delegacia de Atendimento ao Turista) do aeroporto de Guarulhos, onde prestaram depoimento e liberados em seguida. Também foram foram apreendidos os aparelhos telefônicos do filho de Gritzbach, de 12 anos, de um amigo do empresário, identificado como o estudante José Luiz Vilela Bittencourt, de 23, e da namorada do empresário.
- Assassinato no Aeroporto de Guarulhos: relembre outros crimes de grande repercussão no local
- Homem assassinado no Aeroporto de Guarulhos é suspeito de mandar matar ‘Cara Preta’ e ‘Sem Sangue’, do PCC
Os agentes da Deatur descobriram que Gritzbach havia acabado de voltar de viagem do Nordeste com a namorada, além do motorista Danilo Lima Silva, de 35 anos. Os PMs responsáveis pela escolta do empresário estava esperando o empresário na área de desembarque do aeroporto. Eles estavam em um veículo Trailblazer, junto com o filho e um amigo do corretor.
Após o ataque a tiros, a namorada entrou no carro, que deixou o local às pressas. A mulher também já foi ouvida pela polícia.
O caso é investigado pela Polícia Militar e a Corregedoria.
O caso
O empresário Antônio Vinicius Gritzbach foi assassinado a tiros no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, um dos maiores do país. Criminosos encapuzados saíram de um carro preto e executaram o empresário usando fuzis.
Conforme informações da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, outras três pessoas ficaram feridas. Duas delas foram socorridas ao Hospital Geral de Guarulhos e a terceira atendida e ouvida no local. Segundo o órgão, outras testemunhas estão sendo ouvidas pela Polícia Civil. Um carro, supostamente usado pelos atiradores, foi apreendido pela Polícia Militar.
Fernanda Rodrigues é repórter da Itatiaia. Graduada em Jornalismo e Relações Internacionais, cobre principalmente Brasil e Mundo.


