Cidades do Pará fazem Enem 2025 neste fim de semana; entenda

Devido à COP30, os inscritos desses três municípios paraenses terão aplicação em data diferenciada; cartão de Confirmação de Inscrição do Enem já está disponível

Enem 2025

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 será aplicado para os inscritos de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, neste domingo (30). Neste primeiro dia, os estudantes vão responder questões de linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, além da redação.

A aplicação em datas diferenciadas nos três municípios paraenses ocorre em razão da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COP30), realizada no período habitual do exame em Belém. Os participantes podem conferir seus locais de prova por meio do Cartão de Confirmação de Inscrição, disponível na Página do Participante.

O estado do Pará teve mais de 289 mil inscrições confirmadas, das quais cerca de 34 mil são de participantes autodeclarados pretos e 2 mil de indígenas. Mais de 63 mil inscritos do estado são concluintes do ensino médio público. Os dados são do Painel do Enem, disponibilizado no portal do Inep.

O segundo dia de aplicação ocorre em 7 de dezembro, quando os participantes vão resolver questões de ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a Teoria de Resposta ao Item (TRI) garante a comparabilidade entre as provas, o que reforça a equidade e a isonomia entre os participantes.

A TRI é um conjunto de modelos matemáticos que determina a probabilidade de acerto a uma questão em relação ao nível de conhecimento próprio do participante e às características (parâmetros) de cada item. Além disso, em Belém, Ananindeua e Marituba, o Enem contará com um novo tema de redação, diferente da aplicação regular, mas com a mesma matriz de correção, o que assegura a equivalência entre as notas do exame.

Enem 2025

Mais de 4,8 milhões de pessoas se inscreveram na edição 2025 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Desses, cerca de 73% participaram da prova do 9 de novembro. O exame registrou aumento de 11% no número de inscrições em relação à última edição e de mais de 38% em relação a 2022.

No primeiro dia de exame, os estudantes resolveram questões de linguagens e ciências humanas, além da redação, com o tema “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”. Já no segundo domingo de provas, os inscritos responderam questões de ciências da natureza e matemática.

O exame ocorreu em todo o país, com exceção de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, onde a aplicação será nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, em razão da COP 30. Os estudantes de cidades afetadas por desastres naturais, como o tornado que ocorreu no Paraná no último sábado (8), também terão a reaplicação garantida.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, a prova tornou-se a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil.

Por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), os estudantes possuem portas de entradas para diversas faculdades em todo o país.

Além disso, instituições de ensino públicas e privadas também utilizam o Enem para selecionar os estudantes como critério único ou complementar aos processos seletivos. A prova também pode ser usada como forma de ingresso para instituições internacionais, como universidades portuguesas.

Leia também

Rebeca Nicholls é estagiária do digital da Itatiaia com foco nas editorias de Cidades, Brasil e Mundo. É estudante de jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH). Tem passagem pelo Laboratório de Comunicação e Audiovisual do UniBH (CACAU), pela Federação de Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg) e pelo jornal Estado de Minas

Ouvindo...