Belo Horizonte
Itatiaia

Governo confirma petróleo em terreno no Ceará e avalia potencial de exploração

Análise laboratorial identificou petróleo cru em amostra coletada em um sítio na cidade de Tabuleiro do Norte, no interior do estado

Por
O preço do barril de Brent do Mar do Norte para entrega em outubro subiu 0,97%, para 86,17 dólares
Freepik/Reprodução

A confirmação de que uma substância encontrada em um terreno no interior do Ceará é, de fato, petróleo levou a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) a abrir um processo administrativo para avaliar o potencial exploratório da área. O material foi localizado em um sítio em na cidade de Tabuleiro do Norte, no Vale do Jaguaribe.

Segundo a ANP, a conclusão para confirmação do petróleo foi alcançada após análise técnica finalizada nessa terça-feira (19) pelo laboratório da própria agência, o Centro de Pesquisas e Análises Tecnológicas (CPT/ANP). O estudo utilizou uma amostra coletada anteriormente pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará (IFCE).

Os resultados apontaram que o material analisado corresponde a uma amostra de petróleo cru. Após a conclusão do laudo, a ANP informou que encaminhou o relatório ao proprietário do terreno na quarta-feira (20). O documento também foi enviado à Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Ceará (Semace), responsável por avaliar eventuais medidas ambientais ou orientações relacionadas ao local.

Com a confirmação laboratorial, a agência federal iniciou um processo administrativo voltado à avaliação técnica da área e do contexto geológico da região. Entre as possibilidades em análise está uma eventual inclusão do local na Oferta Permanente de Concessão (OPC), modelo atualmente utilizado pelo Governo Federal para disponibilizar áreas destinadas à exploração e produção de petróleo e gás.

Apesar da abertura do processo, a ANP ressalta que a descoberta não significa autorização automática para exploração econômica nem garante que a área entrará em futuras rodadas de concessão. Segundo a agência, a inclusão de um bloco exploratório na Oferta Permanente depende de diversas etapas técnicas e administrativas, envolvendo avaliações internas e análises de outros órgãos públicos, incluindo entidades ambientais e ministérios. Também não há prazo definido para a conclusão dessa etapa.

A identificação do petróleo chamou atenção no Ceará por ocorrer em uma área fora dos polos tradicionais de produção do país. Agora, os próximos passos envolvem estudos para determinar se existe volume, viabilidade técnica e condições regulatórias que justifiquem eventual exploração futura.

Por

Estudante de Jornalismo na PUC e apaixonada pela área, Gabriela Neves gosta de contar histórias empolgantes e desafiadoras. Na Itatiaia, cobre Minas Gerais, Brasil e mundo. Tem experiência em marketing pela Rock Content, cobertura de cidades pela Record Minas e assessoria política na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.