Belo Horizonte
Itatiaia

Pastor morto na Bahia postou ‘Jesus é maior que o Comando Vermelho’ dias antes do crime

Rick Andrade, de 41 anos, foi morto a tiros na madrugada da última quarta-feira (29) em Salvador

Por
Pastor morto na Bahia postou ‘Jesus é maior que o Comando Vermelho’ dias antes do crime
Rick Andrade trabalhava há cerca de um ano como vigilante na concessionária que foi assassinado • Redes sociais/ Reprodução

Um pastor e vigilante de 41 anos foi assassinado a tiros na madrugada da última quarta-feira (29), ao chegar para trabalhar em uma empresa de revenda de veículos na Avenida Jequitaia, no bairro da Calçada, em Salvador. A vítima foi identificada como Rick Andrade. Segundo a Polícia Civil, até o momento, ninguém foi preso e diligências estão em andamento para esclarecer autoria do crime.

O homicídio ocorreu poucos dias depois de o pastor publicar um vídeo nas redes sociais contra organizações criminosas. Na gravação, que passou a circular amplamente após a confirmação de sua morte, Rick afirmava que Jesus Cristo seria “maior” do que facções como o Comando Vermelho (CV) e o Bonde do Maluco (BDM), citando nominalmente os grupos e o traficante Fernandinho Beira-Mar.

Crime no último dia de trabalho

Rick Andrade trabalhava há cerca de um ano como vigilante na concessionária. A quarta-feira marcava o seu último dia de serviço na empresa, e os colegas de trabalho já planejavam realizar uma festa de despedida para ele.

De acordo com o proprietário do estabelecimento, Milton Bonfim, o funcionário era uma pessoa alegre e não tinha desentendimentos com ninguém no ambiente de trabalho. Rick, que deixou três filhos, acumulava mais de 14 mil seguidores nas redes sociais.

Investigação descarta latrocínio

A Polícia Militar da Bahia informou que equipes foram acionadas na manhã de quarta-feira (30) para verificar uma ocorrência de encontro de cadáver na Avenida Jequitaia. Ao chegarem ao endereço indicado, os policiais encontraram o homem caído ao solo, já sem sinais vitais. A área foi isolada para os trabalhos do Departamento de Polícia Técnica (DPT). Como nenhum pertence da vítima foi levado pelos criminosos, os investigadores descartaram inicialmente a hipótese de latrocínio (roubo seguido de morte).

O caso está sob investigação do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que busca esclarecer se a execução está diretamente relacionada às declarações feitas pelo pastor nas redes sociais ou se há outra motivação para o crime, além de trabalhar na identificação dos autores do assassinato.

Por

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Giullia Gurgel é repórter multimídia da Itatiaia. Atualmente escreve para as editorias de cidades, agro e saúde