Itatiaia

Motorista de atropelamento em massa no Canadá que matou brasileira é indiciado

Brasileira de 34 anos está entre as vítimas do atropelamento e motorista foi indiciado por oito acusações

Por
Motorista de atropelamento em massa no Canadá que matou brasileira é indicado  • Foto: AFP | Redes Sociais

O motorista que atropelou e matou 11 pessoas em um festival de rua em Vancouver, no Canadá, na madrugada desse domingo (27), foi indiciado por oito acusações de homicídio em segundo grau. A decisão aconteceu durante uma audiência judicial, segundo informações da AFP.

A brasileira Clara Ganapol Salim, de 34 anos, é uma das vítimas e a informação foi confirmada pelo Ministério das Relações Exteriores à Itatiaia.

O homem de 30 anos, identificado como Kai-Ji Adam Lo, avançou o carro em que estava contra uma multidão que celebrava o festival filipino “Lapu Lapu Day”, que homenageia o indígena Datu Lapu-Lapu, herói da resistência contra a colonização espanhola nas Filipinas.

Anteriormente, a polícia não descartava a hipótese de ataque terrorista durante a campanha eleitoral do primeiro-ministro, Mark Carney. A teoria, no entanto, foi descartada, já que, segundo o chefe da polícia, Steve Rai, o motorista, sofre de problemas de saúde mental e tinha um histórico criminal “significativo”, segundo o Departamento de Polícia local.

O primeiro-ministro canadense Mark Carney classificou o incidente como “uma investida com veículo” e afirmou que “não há ameaça ativa” para a população. O ataque acontece um ano depois que o canadense Nathaniel Veltman foi condenado à prisão perpétua por atropelar uma família muçulmana em uma rua de Ontário em 2021.

Essa decisão foi a primeira no Canadá a estabelecer uma ligação entre supremacismo branco e terrorismo em um caso de assassinato. Os canadenses vão às urnas nesta segunda-feira (28) após uma campanha frenética na qual os candidatos apresentam questões como o aumento do custo de vida e a luta contra as tarifas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Carney é o favorito para vencer a eleição após garantir aos concorrentes que podem administrar uma avalanche de tarifas de Washington. Conforme a BBC, os resultados preliminares provavelmente sairão no final da noite de hoje ou no início da manhã desta terça-feira (29). Mas as autoridades verificam duas vezes o total de votos após a eleição.

Veja quem era a brasileira Kira Salim, que morreu atropelada no festival

A brasileira Clara Ganapol Salim, conhecida como Kira Salim, 34 anos, era natural do Rio de Janeiro e morava no Canadá há quase três anos. Chegou ao país em 2022, acompanhada do marido e de animais de estimação. Ela era filha de uma argentina com um gaúcho e se formou musicista na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) em 2015. Antes da graduação, estou no colégio Pedro II.

À Agência Estado, a família da musicista contou que o marido de Kira não estava com ela no momento do acidente. A brasileira trabalhava em uma escola na cidade de New Westminster, a cerca de 26 quilômetros do centro Vancouver.

Kira morava no Canadá desde 2022

Nas redes sociais, Kira afirmava que sua missão pessoal como profissional da educação era facilitar o desenvolvimento de jovens e comunidades marginalizadas, criando um ambiente “diverso e equitativo que valoriza diferentes forças e personalidades, oferecendo soluções personalizadas e inovadoras para apoiar os pacientes”.

“O Consulado-Geral do Brasil em Vancouver está em contato com a família da vítima e presta a assistência consular cabível. O governo brasileiro expressa suas profundas condolências às famílias das vítimas e deseja a rápida e plena recuperação de todos os feridos. Estende sua solidariedade ao povo e ao governo canadense”, informou o Itamaraty em nota.

Por

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o Tá Sabendo no Instagram da Itatiaia.

 

 

Belo Horizonte