Manifestantes do MTST ocupam sede do Itaú em SP e pedem taxação dos “super-ricos”

Ato, organizado pelo movimento Frente Povo Sem Medo e MTST, ocorreu na manhã desta quinta-feira (3), na sede do banco, que fica na Avenida Faria Lima, na zona oeste da capital paulista

Centenas de manifestantes ocuparam, na manhã desta quinta-feira (3), o prédio onde fica a sede do Itaú BBA, na Avenida Faria Lima, na zona oeste de São Paulo. A maior parte é da Frente Povo Sem Medo, que organizou a intervenção com o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST)

Os ativistas carregaram faixas com mensagens como “O povo não vai pagar a conta”, “Chega de mamata” e “Taxação dos super ricos já!”. A Frente Povo Sem Medo disse que o objetivo da manifestação é exigir “justiça tributária, a inclusão dos milionários no imposto de renda e do povo no orçamento”.

A ocupação, ainda segundo o movimento, também é um recado para o Congresso. “Já passou da hora de taxar os super ricos e isentar quem ganha até R$ 5 mil de imposto de renda. O povo vai cobrar nas ruas“, afirmou a Frente.

O grupo escolheu intervir na sede do Itaú por conta do valor do edifício. O espaço foi adquirido por cerca de R$1,5 bilhão em janeiro de 2024. a ocupação foi finalizada em torno das 11h15.

Segundo o movimento, uma nova manifestação vai ocorrer na Avenida Paulista, no centro de São Paulo, no dia 10 de julho.

A reportagem da Itatiaia entrou em contato com Itaú que afirmou que “não irá se manifestar sobre o assunto”.

Leia também

Yuri Cavalieri é jornalista e pós-graduando em política e relações internacionais. Tem mais de 12 anos de experiência em rádio e televisão. É correspondente da Itatiaia em São Paulo. Formado pela Universidade São Judas Tadeu, na capital paulista, onde nasceu, começou a carreira na Rádio Bandeirantes, empresa na qual ficou por mais de 8 anos como editor, repórter e apresentador. Ainda no rádio, trabalhou durante 2 anos na CBN, como apurador e repórter. Na TV, passou pela Band duas vezes. Primeiro, como coordenador de Rede para os principais telejornais da emissora, como Jornal da Band, Brasil Urgente e Bora Brasil, e repórter para o Primeiro Jornal. Em sua segunda passagem trabalhou no núcleo de séries e reportagens especiais do Jornal da Band.

Ouvindo...