Uma macaco-prego fêmea foi baleada nas costas e está paraplégica. Ela foi atingida pelo projétil na terça-feira (9), na Gávea, Zona Sul do Rio de Janeiro, e está sob os cuidados do Instituto Vida Livre.
Maria, como foi chamada, passou por exames de imagem (ultrassonografia e radiografia), que localizaram a bala na coluna dela. O tiro foi dado nas costas do animal. Ela pode ficar paraplégica permanentemente.
Segundo o instituto, Maria passa o dia deitada e recebe aquecimento e alimentação do instituto. Ela está sendo acompanhada clinicamente e recebendo medicação e alimentação assistida.
Conheça Olívia, a macaca que é estrela nas redes sociais Vídeo: macaco invade casa, tenta abrir botijão de gás com faca e bebe álcool em gel no MA Macaco-prego reabilitado no CEBUS em Ipatinga está pronto para ganhar a liberdade
Ainda não se sabe quem atirou na macaquinha e nem o motivo. A Polícia Civil do Rio de Janeiro (Pcerj) afirmou que a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) instaurou um procedimento para apurar os fatos.
“Esse é mais um episódio cruel em que nossa fauna silvestre está subjugada às pessoas e infelizmente desprotegida pela nossa legislação, que até hoje trata os crimes contra a fauna silvestre como delitos menores”, lamentou o instituto.