Horário de verão pode voltar em 2025 ? Governo avalia medida

Suspenso desde 2019, o horário de verão não está descartado e sua volta continua sendo avaliada pelo Governo Federal

O horário de verão começou no Brasil em 1931. Bolsonaro decretou o fim em 2019

Quem acha que o horário de verão é um tema superado está enganado. A possibilidade de retomar a medida continua em pauta e segue sendo avaliada pelo Governo Federal. Suspenso desde 2019, o horário de verão não está descartado. O Ministério de Minas e Energia (MME) afirma que ‘o tema é permanentemente avaliado’. Em relatório, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) apontou que o sistema deve apresentar problemas nos horários de pico nos próximos cinco anos.

Segundo o órgão, seria necessária a utilização de usinas térmicas flexíveis para atender à demanda, o que poderia ser atenuado com medidas alternativas, como a volta do horário de verão.

Em julho, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, declarou à TV Globo que a decisão deveria sair até setembro. A palavra final caberá ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Caso seja retomado, o horário de verão deve vigorar entre os meses de outubro e fevereiro, ainda sem datas definidas.

A medida foi suspensa em 2019, no governo de Jair Bolsonaro. Na época, estudos apontaram que o ganho energético havia diminuído com a mudança nos padrões de consumo da população

Leia também

Júnior Moreira é formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH). Atualmente, é coordenador de Variedades da Rádio Itatiaia e apresentador dos programas Conversa de Redação e Chamada Geral. Na Itatiaia, também esteve à frente dos programas Café com Notícia, Itatiaia Agora e no Jornal da Itatiaia. Foi repórter, apresentador e coordenador de Jornalismo nas rádios BandNews FM e Alvorada FM, além de editor da Revista Top 2000 Marchador, publicação voltada ao setor agropecuário.

Ouvindo...