Ouvindo...

Enchente atinge Santa Maria, no RS, e Defesa Civil emite novo alerta

O Rio Grande do Sul segue em Alerta Severo. Em Santa Maria, enchente deixou pessoas desalojadas, suspende aulas e interdita estradas

Ao menos 60 ocorrências foram atendidas pela Defesa Civil Municipal em Santa Maria, sendo a maioria por alagamentos, até a manhã desta terça-feira (17)

A cidade de Santa Maria, na região Central do Rio Grande do Sul, registrou um intenso volume de chuvas nas últimas horas e a previsão é que as precipitações sigam expressivas nos próximos dias. Entre as 20h de segunda-feira (16) e as 10h desta terça-feira (17), foram registrados 147 mm de chuva na cidade, segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). O Rio Grande do Sul segue em Alerta Severo, emitido pela Defesa Civil estadual.

Ao menos 60 ocorrências foram atendidas pela Defesa Civil Municipal em Santa Maria, sendo a maioria por alagamentos, até a manhã desta terça-feira (17). As chuvas intensas afetaram 56 famílias, sendo cerca de 178 pessoas. Destas, 24 famílias ficaram desalojadas e outras duas estão desabrigadas. Outras seis pessoas foram acolhidas por um abrigo estruturado no Centro Desportivo Municipal.

“Estamos acompanhando desde cedo os impactos da chuva em Santa Maria. Nossa prioridade é preservar vidas e dar amparo a quem precisar. Num segundo momento, vamos mensurar os reflexos e danos. Não mediremos esforços para dar a devida assistência a todos que necessitarem”, detalha o prefeito de Santa Maria, Rodrigo Decimo.

As previsões apontam que as chuvas devem seguir desta quarta-feira (18) até sexta-feira (20). O Rio Grande do Sul está incluído ainda em dois alertas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), sendo um de grande perigo para acumulado de chuva e outro de perigo para tempestade. Ambos os avisos meteorológicos apontam para risco de volume de chuva superior a 100 mm por dia.

Aulas suspensas e vias interditadas

Diante do risco iminente para mais chuvas nos próximos dias e em meio aos alagamentos já registrados nas últimas horas, Santa Maria conta com múltiplas escolas municipais com as atividades parcialmente afetadas ou aulas suspensas, além de vias e estradas interditadas ou com bloqueios. A administração municipal pede que os pais ou responsáveis entrem em contato com cada escola para verificar o andamento das atividades letivas.

Confira as escolas com atividades afetadas

  • EMEF Vicente Farencena (Camobi)
  • EMEF Hylda Vasconcellos (Campestre)
  • EMEF Irineo Antolini (distrito do Passo do Verde)
  • EMEF Pedro Kunz (Passo da Tropas)
  • EMEF Santa Flora (distrito de Santa Flora)
  • EMEI Darcy Vargas (Rosário)
  • EMEI Angela Tomazetti
  • EMEF Ione Parcianello (Tomazetti)
  • EMEF Altina Teixeira (Juscelino Kubitschek)

Confira as vias com bloqueios

  • Rua Vereador Antônio Dias (Bairro Campestre do Menino Deus)
  • Ponte da Estrada Fontoura Ilha, Vila Schirmer (Bairro João Goulart)
  • Vila Ipiranga, Distrito de Pains
  • Estrada de Três Barras, Distrito Arroio Grande (todas as pontes)
  • Ponte no Corredor dos Borin, Distrito Santo Antão
  • Estrada Passo do Raimundo e Estrada da Picadinha, Distrito São Valentim
  • Estrada Geral de Santa Flora, Distrito Santa Flora
  • Ponte das Druzianas e Ponte dos Banhados, Distrito Santa Flora
  • Estrada Geral de Arroio do Só, Distrito Arroio do Só
  • Ponte da Estrada do Passo da Ferreira, Distrito Boca do Monte

Previsão de chuvas intensas para o RS

Durante a tarde e noite desta terça-feira (17), o aprofundamento de um sistema de baixa pressão, além do fluxo de umidade do norte, reforça a previsão de chuva forte e persistente, com raios, nas Missões, Oeste, Campanha, Costa Doce, Região Metropolitana POA, Vale do Rio Pardo e Litoral Médio do Rio Grande do Sul.

Existe ainda risco para temporais com granizo em Missões, Oeste, Campanha e Centro. Os volumes de chuva devem variar entre 20 e 60 mm, mas podem chegar a 80 mm em áreas do Centro, Missões, Noroeste e Vale do Rio Pardo. Além disso, ventos podem alcançar entre 50 a 70 km/h na metade norte.

Já na madrugada e manhã de quarta (18), a chuva segue forte no Oeste, Missões, Noroeste, Campanha, Costa Doce, Metropolitana POA, Vales e Litoral Médio e Norte. Nas localidades existe ainda possibilidade de raios e granizo.

As instabilidades climáticas devem se deslocar para o Centro, Norte, Vales, Costa Doce e Região Metropolitana POA. Assim, existe possibilidade dos acumulados variarem de 40 a 90 mm/dia nessas áreas, com acúmulo de até 140 por dia no Noroeste, Missões, Vales e entorno da Região Metropolitana POA. Nas demais regiões, o volume fica abaixo de 40 mm por dia.

As chuvas seguem na quinta-feira (19), quando as precipitações atingem a intensidade moderada nas Missões, Noroeste, Centro, Norte, Vales, Serra e Litoral Norte. Nessas regiões, o volume de chuva pode atingir entre 30 e 60 mm/dia. Em alguns pontos, como no Noroeste e Norte do estado, a chuva pode atingir 100 mm por dia. Já no Oeste, Campanha e Sul, o tempo firme volta.

Para fechar a semana, um ciclone próximo à costa gaúcha mantém o tempo instável na sexta-feira (20). O Norte, Nordeste, Região Metropolitana POA, Costa Doce, Litoral Médio e parte da Campanha devem registrar chuva de moderada a forte.

O volume de chuva nas regiões pode ficar entre 40 e 60 mm por dia, com possibilidade de chegar a 75 mm/dia na Costa Doce e Litoral Médio. Já nas demais áreas, a previsão é de chuva fraca a moderada com volumes abaixo dos 40 mm por dia.

Leia também

Rebeca Nicholls é estagiária do digital da Itatiaia com foco nas editorias de Cidades, Brasil e Mundo. É estudante de jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH). Tem passagem pelo Laboratório de Comunicação e Audiovisual do UniBH (CACAU), pela Federação de Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg) e pelo jornal Estado de Minas