Ouvindo...

Dia dos Pais: Por que a data é comemorada sempre no segundo domingo de agosto?

Em outros países a data é comemorada em março, enquanto outros nem sequer celebram o Dia dos Pais

Dia dos Pais no Brasil foi comemorado pela primeira vez em 1953

No Brasil, comemora-se o Dia dos Pais neste domingo (11). A data é celebrada sempre no segundo domingo de agosto. Em outros países, a celebração acontece em datas diferentes, enquanto outros não possuem ocasião específica para homenagear os pais.

Na Europa, por exemplo, Espanha Itália e Portugal comemoram o Dia dos Pais em 19 de março, data dedicada a São José, pai de Jesus Cristo. Já a Alemanha escolhe celebrar a ocasião na Páscoa, que celebra a ressurreição do filho de Deus.

Leia também

Entre os países que não celebram o Dia dos Pais, está a Rússia por exemplo. Por lá, comemora-se o Dia do Defensor da Pátria, data que celebra os homens do país como um todo.

Por que o Dia dos Pais no Brasil é comemorado no segundo domingo de agosto?

O Dia dos Pais no Brasil é comemorado desde 1953. Assim como o Dia dos Namorados, a data foi criada por um publicitário, Sylvio Bhering, para agitar o comércio nesse período do ano.

O primeiro Dia dos Pais no Brasil foi comemorado no dia 16 de agosto, porque coincidia com o Dia de São Joaquim, pai de Maria e avô de Jesus, que embora seja reconhecido pela igreja católica, não é mencionado em nenhum momento na Bíblia. Nos anos seguintes, em analogia ao Dia das Mães, comemorado no segundo domingo de maio, o Dia dos Pais passou a ser festejado no segundo domingo de agosto.

Paula Arantes é estudante de jornalismo e estagiária do jornalismo digital da Itatiaia.