Chuvas no Sul: Eduardo Leite explica como os R$95 milhões arrecadados em doações serão utilizados
Chave Pix divulgada pelo governo do RS arrecadou mais de R$ 95 milhões

O governador do Rio Grande do Sul (RS), Eduardo Leite (PSDB), esclareceu em uma coletiva de imprensa, realizada nesta segunda-feira (13), o destino dos R$ 95 milhões arrecadados pelo PIX SOS RS. A chave foi divulgada pelo governo do estado para que a população pudesse ajudar as vítimas das enchentes e chuvas que atingem a região desde o fim de abril.
No balanço, também foi informado que 78.416 pessoas estão desabrigadas. Desde o início da catástrofe, 738 abrigos foram criados em 90 municípios do Rio Grande do Sul.
Confira abaixo quanto e para onde serão repassados os valores das doações:
Abrigos
- Serão enviados R$ 12 milhões para a qualificação dos abrigos.
Os valores serão repassados proporcionalmente ao número de pessoas abrigadas. Cerca de R$150 por pessoa.
Pix para famílias
- Serão repassados R$2 mil para famílias que estão nas áreas mais afetadas e que já possuem condições de iniciar o processo de recuperação e reconstrução
Poderão solicitar o benefício:
- Famílias desabrigadas ou desalojada dos municípios de situação de calamidade reconhecida pela Defesa Civil
- Famílias inscritas no CADUNICO ou Cadastro Regional de Agricultura Familiar
- Famílias que não tenham sido contempladas pelo Programa Volta por Cima
- Famílias que tenham renda familiar de até 3 salários mínimos
Os valores serão destinados a partir do cartão do SOS RS que serão emitidos pela Caixa Econômica Federal.
Saúde
- R$ 45,1 milhões serão destinados à rede hospitalar. Os recursos serão destinados para reestruturação de 8 hospitais atingidos pelas chuvas.
- R$ 12,7 milhões serão destinados à atenção primária para 497 municípios.
Gaúcha de Porto Alegre, Mauri Dorneles é formada em Jornalismo pela PUC-RS e trabalha como correspondente do portal Itatiaia Esporte no Sul do Brasil. Também cursou Cinema. Antes da Itatiaia, passou por Correio do Povo, Record RS, Rádio Grenal, RBS TV e Band.
Ana Luisa Sales é jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia desde 2022, já passou por empresas como ArcelorMittal e Record TV Minas. Atualmente, escreve para as editorias de cidades, saúde e entretenimento




