Chuvas no RS: sem água, luz e comida, Eldorado do Sul é completamente evacuada
Cidade de 40 mil habitantes fica às margens do rio Guaíba, na Região Metropolitana de Porto Alegre; prefeito pede para que moradores sejam abrigados nos outros municípios do estado gaúcho

A prefeitura de Eldorado do Sul, na região metropolitana de Porto Alegre, decidiu evacuar 100% dos moradores. Toda a área urbana do município foi invadida pelas águas do rio Guaíba, que está a mais de cinco metros acima do nível normal.
Segundo o prefeito Ernani de Freitas (PDT-RS), a decisão teve que ser tomada pois o município de 40 mil habitantes enfrenta um desabastecimento de água, luz, alimentação e sinal telefônico. O cenário impossibilita a permanência da população na cidade.
"É uma situação de horror. Não há uma casa que não foi tomada pela água. Não temos um comércio em condições de abrir as portas. Vamos ter que começar do zero, inclusive eu", contou Freitas à CNN. Ele também teve a casa inundada na enchente.
Temporal no RS
O Rio Grande do Sul decretou estado de calamidade pública em centenas de cidades. Segundo a Defesa Civil, as fortes chuvas que atingem o estado gaúcho, desde segunda-feira (29), já afetaram quase 1,5 milhão de pessoas. De acordo com os dados mais atualizados, são 100 mortos, 128 desaparecidos e mais de 160 mil desalojados.
A Marinha do Brasil enviou equipes, embarcações, aeronaves e viaturas para ajudar no resgate. A Força Aérea Brasileira enviou dois helicópteros para resgatar vítimas em cidades isoladas por causa das interdições nas rodovias, como Candelária, por exemplo.
Como ajudar?
Segundo as autoridades, desabrigados e desalojados que foram acolhidos pela Defesa Civil precisam não só de alimentos, como também de colchões, roupas de cama e banho e também cobertores. Quem mora na região de Porto Alegre pode contribuir presencialmente no Centro Logístico da Defesa Civil Estadual (avenida Joaquim Porto Villanova, 101, bairro Jardim Carvalho, Porto Alegre).
Além de receber doações de vários itens, as autoridades permitem a doação de qualquer tipo de valor em dinheiro. Para permitir a colaboração de pessoas de outras cidades e estados, o Governo do Estado criou uma chave Pix para receber doações. Quem quiser contribuir, pode fazer um Pix para o CNPJ 92958800000138.
Confira os itens mais necessários no momento:
- água potável (item mais necessário no momento)
- cobertores
- colchões
- roupa de cama
- toalhas de banho
- kits de higiene pessoal
- kits de limpeza
- kits de alimentos
- ração animal
- fralda infantil e geriátrica
O órgão pontua a importância que os kits já venham organizados e prontos, para a distribuição acontecer de maneira mais ágil.
Fernanda Rodrigues é repórter da Itatiaia. Graduada em Jornalismo e Relações Internacionais, cobre principalmente Brasil e Mundo.


