Ouvindo...

Caso Rejane Schumann: sobrinha da atriz prestará esclarecimentos à polícia

Em entrevista exclusiva à Itatiaia, delegado responsável pelo caso relatou que uma sobrinha de Rejane Schumann foi localizada

Rejane Schumann foi resgatada em estado crítico

A Polícia Civil de Porto Alegre segue investigando o caso da atriz Rejane Schumann, de 74 anos, que foi encontrada em estado precário, sem água, comida e luz, em um apartamento no bairro Moinhos de Vento, localizado em uma região nobre da capital gaúcha. Na manhã desta sexta-feira (5) uma sobrinha da ex-Globo prestará depoimento.

Em entrevista exclusiva à Itatiaia, Cesar Carrion, delegado responsável pelo caso e titular da 15ª DP de Porto Alegre, revelou que a familiar foi identificada e será ouvida na delegacia às 9h. Ele também relatou que a corporação deu entrada no caso após ser acionada pela ativista animal Deise Falci.

Ela foi até o local após receber denúncias de mau cheiro e barulho de cães. No entanto, ao chegar na residência, Deise percebeu que Schumann estava mais debilitada que os animais. Segundo ela, a idosa não tomava banho há meses e não tinha nada para comer na casa.

“A primeira vez que tenho vontade de resgatar a pessoa junto! Extremamente magra, sem banho há meses, dormindo num colchão imundo e sem nada em casa a não ser um odor insuportável de urina”, disse Falci.

De acordo com o delegado, na casa havia quatro cães, que foram colocados na adoção, e três gatos. Os felinos precisaram passar por exames, por estarem mais debilidades, e logo devem ser devolvidos à residência da mulher.

Apesar do local estar sem mantimentos para a atriz, os animais estavam alimentados. “Ela estava com muita fome, mas os animais tinham ração. Ela não tinha nada. Geladeira completamente vazia. Não tinha nem água”, afirmou a ativista.

Além de ajudar os animais, Deise também arrecadou fundos para limpar e organizar a casa e também comprar comida. A idosa recebeu um colchão novo e mantimentos para se alimentar. “A partir de hoje ela vai dormir no limpo! Num apartamento cheiroso, limpo e organizado como todos merecem! Colchão novo, travesseiro novo, lençol e cobertas novas”, contou Daise.

Ajuda dos vizinhos e suspeita

Carrion informou que Schumann recebia ajuda de vizinhos próximos para se alimentar. Eles entregavam comida na residência.

No entanto, a suspeita da Polícia Civil é de que ela trocava os alimentos por cigarros com pessoas em situações de rua que frequentam uma praça próxima da casa.

Vizinha presta depoimento

Uma das vizinhas de Rejane prestou depoimento à Polícia Civil e foi liberada logo depois. Ela estava com os cartões da idosa e os devolveu à corporação.

Após análises internas, a polícia verificou que o cartão não foi usado. Não foi informado se a ex-Globo recebe aposentadoria ou algum auxílio do governo.

Quem é Rejane Schumann?

A atriz, natural de Canoas, no Rio Grande do Sul, fez parte da teledramaturgia da TV Globo, na década de 1970. Ela é formada em Teatro, Direito e Jornalismo e fala quatro idiomas.

Schumann já atuou em “O Astro” (1977), “Dancin’ Days” (1978), “Pai Herói” (1979), “Espelho Mágico” (1977) e “O Feijão e o Sonho” (1976).

No clássico “Dancin’ Days”, em 1978, a atriz fez o papel de Luciana, uma funcionária da academia de Ubirajara (Ary Fontoura). Em “O Feijão e o Sonho”, ela interpretou Ana Maria, personagem que sonhava em conseguir um marido.

Já em ‘O Astro’, um dos grandes sucesso da emissora, a atriz deu vida a Rita, empregada dos Hayala.

Leia também

André Viana é jornalista, formado pela PUC-MG. Já trabalhou como redator e revisor de textos, produtor de pautas e conteúdos para rádio e TV, social media, além de uma temporada no marketing.