Ouvindo...

Rejane Schumann: delegado responsável pelo caso descreve situação ‘deplorável’ da atriz

À Itatiaia, delegado titular da 15ª DP de Porto Alegre explicou com exclusividade o caso envolvendo a atriz Rejane Schumann

Rejane Schumann foi encontrada em situação precária em um bairro nobre de Porto Alegre

A atriz Rejane Schumann, de 74 anos, foi encontrada vivendo em condições precárias em um apartamento no bairro Moinhos de Vento, localizado em uma região nobre de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Em entrevista exclusiva à Itatiaia, Cesar Carrion, delegado responsável pelo caso detalhou a situação da ex-Globo.

Segundo ele, a Polícia Civil foi acionada por Deise Falci, ativista animal que recebeu denúncias de mau cheiro e barulho de cães no imóvel. A corporação, por meio da 15ª DP da cidade, que é registrada com o selo ‘Delegacia Amiga dos Animais’, esteve no local e encontrou a idosa em “estado deplorável”, quatro cães e três gatos.

Carrion, que é titular da delegacia, relatou que a mulher foi identificada como Rejane Schumann, ex-atriz de novelas da TV Globo que também atuou em peças locais de teatro ao lado de Teixeirinha (1927-1985), um dos grandes nomes da música gaúcha. Ela estava sem mantimentos, água e energia elétrica.

O delegado também informou que Schumann recebia ajuda de vizinhos próximos para se alimentar. Eles entregavam comida na residência. No entanto, a suspeita da Polícia Civil é de que ela trocava os alimentos por cigarros com pessoas em situações de rua que frequentam uma praça próxima da casa.

Carrion não informou se a mulher recebe aposentadoria ou algum auxílio do governo, mas contou que uma das vizinhas estava com os cartões dela. Essa vizinha foi ouvida pela PC, entregou os cartões à corporação, prestou depoimento e foi liberada. Após análises internas, a polícia não detectou subtrações financeiras.

Ainda de acordo com o delegado, Schumann tinha um irmão, que faleceu. Durante as investigações, uma sobrinha da artista foi localizada e prestará depoimento nesta sexta-feira (5), às 9h.

Ativista animal acionou a PC

O momento foi registrado pela ativista animal, Deise Falci, que foi até o local, acompanhada da Polícia Civil (PC), após receber denúncias de mau cheiro e barulho de cães. Segundo ela, Schumann não tomava banho há meses e não tinha nada para comer na casa.

“A primeira vez que tenho vontade de resgatar a pessoa junto! Extremamente magra, sem banho há meses, dormindo num colchão imundo e sem nada em casa a não ser um odor insuportável de urina”, disse Falci.

Rejane Schumann foi resgatada em estado crítico

Apesar do local estar sem mantimentos para a atriz, os quatro cães e os três gatos estavam alimentados. “Ela estava com muita fome, mas os animais tinham ração. Ela não tinha nada. Geladeira completamente vazia. Não tinha nem água”, afirmou.

Os cães foram mandados para a adoção e os gatos encaminhados para a realizar exames, devido ao estado mais debilitado. Além de ajudar os animais, Deise também arrecadou fundos para limpar e organizar a casa e também comprar comida.

Em uma outra publicação, Falci mostrou o novo colchão e o quarto de Rejane já limpo. “A partir de hoje ela vai dormir no limpo! Num apartamento cheiroso, limpo e organizado como todos merecem! Colchão novo, travesseiro novo, lençol e cobertas novas”, legendou a ativista.

Quem é Rejane Schumann?

A atriz, natural de Canoas, no Rio Grande do Sul, fez parte da teledramaturgia da TV Globo, na década de 1970. Ela é formada em Teatro, Direito e Jornalismo e fala quatro idiomas.

Schumann já atuou em “O Astro” (1977), “Dancin’ Days” (1978), “Pai Herói” (1979), “Espelho Mágico” (1977) e “O Feijão e o Sonho” (1976).

No clássico “Dancin’ Days”, em 1978, a atriz fez o papel de Luciana, uma funcionária da academia de Ubirajara (Ary Fontoura). Em “O Feijão e o Sonho”, ela interpretou Ana Maria, personagem que sonhava em conseguir um marido.

Já em ‘O Astro’, um dos grandes sucesso da emissora, a atriz deu vida a Rita, empregada dos Hayala.

Rejane Schumann interpretou Rita em ‘O Astro’

Leia também

André Viana é jornalista, formado pela PUC-MG. Já trabalhou como redator e revisor de textos, produtor de pautas e conteúdos para rádio e TV, social media, além de uma temporada no marketing.