O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de tempestades a partir deste domingo (16) para nove estados do país. Entre as regiões sob risco está o Paraná, que ainda se recupera da passagem de um
A previsão indica chuvas intensas, trovoadas, queda de granizo e ventos que podem ultrapassar 100 km/h. As condições severas devem se manter até a segunda-feira (17), acompanhando o avanço de uma frente fria pelo país.
Inicialmente, o sistema climático deve atingir áreas do Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Para esses Estados, o Inmet emitiu
Estados sob risco de tempestades e ventos extremos:
- Rio Grande do Sul
- Santa Catarina
- Paraná
- Mato Grosso do Sul
- São Paulo
- Minas Gerais
- Mato Grosso
- Goiás
- Rio de Janeiro
A
Em São Paulo, os primeiros efeitos devem ser sentidos na madrugada de segunda-feira (17), principalmente na região sudoeste. Ao longo do dia, todo o Estado deve enfrentar “tempo severo”, com risco de tempestades e rajadas de vento.
Com a passagem do sistema, as temperaturas devem despencar. O Inmet prevê geadas em áreas do Sul a partir de terça-feira (18), reforçando o caráter atípico da massa de ar frio para o período.
* Informações com Estadão