Moradores da região Sul do Brasil estão em alerta por causa da formação de um ciclone extratropical nesta segunda-feira (25) de Natal. De acordo com a MetSul Meteorologia, a instabilidade aumenta muito entre a madrugada e de manhã no Rio Grande do Sul, e avança na sequência para Santa Catarina e o Paraná, provocando temporais.
“O ciclone vai se formar a partir de uma área de baixa pressão que avança entre a madrugada e manhã desta segunda-feira para o Rio Grande do Sul e o Uruguai a partir do Nordeste da Argentina, gerando chuva e tempestades isoladas”, diz nota da MetSul.
Ainda conforme o instituto, na parte da tarde a baixa pressão se aprofundará rapidamente na costa gaúcha e seguirá se intensificando à noite ainda a Leste do estado e do Uruguai, movendo-se para Leste. “Com isso, o tempo já deve apresentar melhoria em várias cidades gaúchas durante a tarde deste dia de Natal”.
A rota do ciclone indica que, nesta terça-feira (26), “o sistema se ganha força, entretanto vai se distanciando do continente e terminará o dia muito longe da costa do Sul do Brasil, atuando em mar aberto no Atlântico Sul, sem oferecer riscos para a área continental. Na quarta, o ciclone vai estar posicionado ainda mais longe do continente”.
A MetSul destaca que haverá dois momentos de vento durante a atuação deste ciclone. “No primeiro, quando da sua formação, podem ocorrer alguns vendavais na passagem de fortes áreas de instabilidade. São rajadas fortes de curta duração e típicas de temporais. No segundo, com o ciclone maduro na costa, o vento ocorre com rajadas que se intercalam com vento fraco a moderado por horas”.