Em meio à COP 30, Papa Leão XIV manda mensagem a brasileiros e faz alerta

Pontíficie dirigiu uma mensagem especial aos brasileiros etambém lembrou o Dia Mundial da Pesca, celebrado nesta sexta (21)

Papa Leão XIV em sua primeira homilia como pontífice

O Papa Leão XIV falou diretamente com os brasileiros presentes na Praça São Pedro, no Vaticano. Ele alertou que, se a humanidade não agir como guardiã da criação, pode se tornar responsável por destruí-la.

A mensagem do Papa, divulgada nessa ultima quarta (19), ocorre em meio a uma semana decisiva de negociações da COP 30, realizada no Brasil. O país, como anfitrião, tem defendido medidas mais rápidas para reduzir a dependência dos combustíveis fósseis e acelerar a transição energética.

No discurso, Leão XIV também abordou os desafios ambientais e sociais enfrentados pelo Brasil. Ele reforçou que a ecologia integral nasce da conversão proposta pelo Evangelho e convocou os cristãos a cuidarem tanto dos pobres quanto da terra.

Papa Leão XIV pede ‘ações concretas’ sobre mudança do clima e critica falta de vontade

Dia Mundial da Pesca

Na saudação aos peregrinos de língua italiana, o Papa lembrou o Dia Mundial da Pesca, celebrado nesta sexta-feira (21) Ele reconheceu o trabalho dos pescadores e pediu proteção às famílias que vivem da atividade.

“Gostaria de recordar dos pescadores, por ocasião do Dia Mundial da Pesca, que será comemorado na próxima sexta-feira: Maria, Estrela do Mar, proteja os pescadores e as suas famílias”, afirmou.

A data reforça a importância da pesca no sustento de milhões de pessoas. Em mensagem para a ocasião, o cardeal Michael Czerny destacou que cuidar dos mares e da pesca é também cuidar das pessoas, defendendo a dignidade e o desenvolvimento integral das comunidades pesqueiras

(Sob supervisão de Lucas Borges)

Leia também

Izabella Gomes é estudante de Jornalismo na PUC Minas e estagiária na Itatiaia. Atua como repórter no jornalismo digital, com foco nas editorias de Cidades, Brasil e Mundo.

Ouvindo...