Dia das Mães 'gelado': frente fria derruba temperaturas e traz chuvas ao Brasil
Previsão do tempo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta que frente fria vai influenciar as condições do tempo em grande parte do país nos próximos dias

Uma frente fria pode trazer a primeira friagem amazônica de 2026, derrubar as temperaturas em grande parte do Brasil e provocar chuvas intensas em diversos estados. É o que aponta a previsão do tempo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
As áreas de instabilidade associadas ao avanço do fenômeno começam a influenciar a Região Sul a partir desta quinta-feira (7). O Rio Grande do Sul deve registrar chuvas de até 50 mm com queda de granizo e rajadas de vento de até 90 km/h.
Nesta sexta-feira (8), a frente fria deve avançar e chegar a Santa Catarina, no Paraná e no sudoeste do Mato Grosso do Sul. Esses locais podem registrar pancadas de chuva com trovoadas.
Com exceção de áreas do norte paranaense e da Região Metropolitana de Curitiba, as temperaturas máximas não vão ultrapassar os 21 °C.
Frente fria avançará pelo Brasil
O sistema continuará avançando pelo Brasil e, neste sábado (9), deve causar pancadas de chuva e queda nas temperaturas em Mato Grosso do Sul e São Paulo. A temperatura máxima prevista para o centro-sul do Paraná é de 15°C.
No Dia das Mães, celebrado neste domingo (10), a frente fria chegará ao centro-sul de Rondônia e provocará uma queda de 8 °C na temperatura máxima prevista de um dia para o outro.
Enquanto isso, as máximas não devem passar dos 16 °C na Região Sul, com destaque para a Serra Catarinense, que deve ser mais afetada. Além disso, há previsão de geada nas áreas entre o sudoeste do Paraná e a região centro-oeste de Santa Catarina.
Depois, a intensa massa de ar frio deve alcançar na próxima segunda-feira (11) uma ampla área que vai desde o Sul Fluminense até o Acre, passando por Rondônia, Cuiabá, Sul Goiano, Triângulo Mineiro e Sul de Minas. Rio de Janeiro e Espírito Santo podem registrar pancadas de chuva isoladas ao longo do dia.
Repórter no portal da Itatiaia. Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).



