Anvisa proíbe suplementos que prometem benefícios sem comprovação científica

Os suplementos de duas marcas deverão sem recolhidos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a venda, distribuição, fabricação, importação, divulgação e o consumo dos suplementos Recover Cycles Nutrition, Shot Ritual Cycles Nutrition e Relax Ritual Cycles Nutrition, em medida publicada nesta terça-feira (20).

A agência determinou, ainda, o recolhimento dos produtos da empresa Sylvestre Indústria e Comércio de Insumos Alimentícios Ltda.

O órgão apontou que os produtos contêm ingredientes que não tiveram a segurança comprovada para uso em suplementos alimentares, representando graves riscos à saúde de quem os consome. Isso vale também para os produtos fabricados com vegetais e frutas.

Leia também

Suplementos com cogumelo

A Mushin Serviços e Comércio no Geral Ltda., outra empresa de suplementos, também sofreu ações fiscais da Anvisa. Os produtos Fantastic Oat Frutas Vermelhas, Fantastic Oat Banana e Caramelo e Fantastic Oat Maçã e Canela tiveram sua comercialização, distribuição, fabricação, divulgação e consumo proibidos.

Os produtos, segundo a Anvisa, são fabricados e vendidos contendo “extrato de cogumelo rico em vitamina D”, ingrediente que ainda não teve a segurança avaliada em suplemento alimentar. Eles deverão ser recolhidos.

A divulgação dos produtos também é feita de forma irregular. Nas propagandas, é dito que os suplementos reduzem “níveis de colesterol ruins” e controlam “níveis de açúcar no sangue” sem comprovação científica.

Formada pela PUC Minas, Maria Fernanda Ramos é repórter das editorias Minas Gerais, Brasil e Mundo na Itatiaia. Antes, passou pelo portal R7, da Record.

Ouvindo...