Ataque a escola em Estação (RS) : relembre ataques violentos a instituições de ensino em Minas Gerais

Segundo levantamento, entre 2001 e 2024, foram identificados 42 ataques cometidos por estudantes ou ex-estudantes, dos quais 27 ocorreram entre março de 2022 e dezembro de 2024.

Na manhã desta terça-feira (8), um jovem invadiu uma escola e atacou crianças com golpes de faca, em Estação, no Rio Grande Sul. Uma criança foi morta e outras ficaram feridas. Segundo o relatório D³e, Dados para um Debate Democrático na Educação, os ataques a escolas se tornaram cada vez mais frequente nos três últimos anos.

Do total, do início de 2001 a dezembro de 2024, foram 42 dois ataques, em sua maioria cometidos por alunos ou ex-alunos e com a intenção de atingir o maior número de pessoas. Mais da metade desses casos ocorreram de 2021 em diante, sendo 27 casos nos últimos três anos.

A maioria dos episódios ocorreu em escolas com nível socioeconômico médio ou alto, situadas em áreas urbanas, e com predominância de autores adolescentes, com uso crescente de armas de fogo e vínculos com discursos de ódio disseminados em ambientes virtuais, aponta o estudo.

Do total, foram 44 mortes, sendo 32 de estudantes, seis de profissionais das escolas e seis dos próprios atiradores (suicídio), além de 113 feridos.

Relembre alguns casos em Minas Gerais

Adolescente morta por colega em escola de Uberaba (MG)

Em maio de 2025, Uma adolescente de 14 anos foi assassinada com um golpe de tesoura dado por um colega no Colégio Livre Aprender, em Uberaba, no Triângulo Mineiro. Segundo a Polícia Cvil, ela foi atingida por golpes desferidos por um colega de sala em uma escola de Uberaba.

O suspeito se aproximou da vítima, entregou a ela uma folha com escritos, sacou o objeto e a atingiu. Após o ataque, o agressor pegou sua mochila e fugiu da escola.

Tragédia em Creche de Janaúba (MG)

Oito crianças e uma professora morreram após um segurança colocar fogo em uma creche em Janaúba, no Norte de Minas Gerais, em 2017. Segundo a Polícia Militar, o vigia do Centro Municipal de Educação Infantil Gente Inocente, no Bairro Rio Novo, ateou fogo após jogar alcoól em crianças e em si mesmo.

Ao todo, 43 pessoas foram internadas, sendo 39 crianças.

Jovem de 16 anos esfaqueou colega de 15 em Janaúba (MG)

Um jovem de 16 anos foi apreendido suspeito de esfaquear um colega de aula, de 15 anos, dentro da Escola Estadual Rômulo de Azevedo Sales, em Janaúba, no Norte de Minas. Ele alegou sofrer bullying pelo colegas.

Segundo a Polícia Militar, o autor já teria se envolvido em outra ocorrência de ameaça em outubro de 2023, quando ele agrediu um outro aluno da mesma escola com socos. O jovem esfaqueado foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) com duas perfurações no tórax e levado para um hospital da cidade. O caso em 2024.

Jovem esfaqueado na porta de escola em Belo Horizonte (MG)

Em 2023, um jovem de 15 anos foi esfaqueado na porta da Escola Municipal Hélio Pellegrino, no bairro Guarani, região Norte de Belo Horizonte, após uma confusão motivada por ciúmes.

De acordo com a polícia, o jovem não era o alvo do ataque. Após ser confundido com outro adolescente, que teria abraçado a namorada do agressor, ele foi atacado por um grupo de amigos junto ao agressor, que o feriu com um punhal.

Ataque a escola em Poços de Caldas (MG)

Um adolescente atacou a Escola Profissional Dom Bosco, em Poços de Caldas, Sul de Minas. Segundo a Polícia Civil, ele tinha publicado ameaça de massacre nas redes sociais.

O adolescente esfaqueou quatro estudantes. Um estudante morreu e outros dois ficaram em estado grave. O autor, de 14 anos, disse a policiais que atenderam a ocorrência que seu objetivo era matar ex-colegas de sala.

Mestrando em Comunicação Social na UFMG, é graduado em Jornalismo pela mesma Universidade. Na Itatiaia, é repórter de Cidades, Brasil e Mundo

Ouvindo...